KANINDÉ

Povo Juma

Os Juma são falantes da língua tupi Kagwahiwa e atualmente são apenas 5 pessoas (04 mulheres e 01 homem).
As primeiras referencias sobre este povo datam de 1750 na região do Rio Madeira e Tapajós, e em 1948 vários grupos de regionais invadiram a aldeia Juma e quase os levaram a extinção.
Relata-se que em 1964 houve uma expedição punitiva que massacrou um grupo de Juma, conforme relato abaixo:
“De um massacre numa maloca, no Içuã, sobraram apenas duas meninas. Levadas a Canutama onde foram adotadas por Benedito dos Santos Pereira, logo morreram. Em outras malocas não se teve piedade: os assaltantes jogavam crianças ao ar para depois espetá-las na ponta do terçado; muitas foram jogadas na água, onde morreram. Várias expedições punitivas foram feitas contra os índios. Mas, mesmo com a ameaça de extermínio, não se entregaram. O massacre definitivo aconteceu em 1964, no igarapé da Onça. O acusado deste crime é Orlando França. Os sobreviventes retiraram-se para o igarapé Joari, afluente do Içuã” (Kroemer, 1985:98-99).
Os sete sobreviventes permaneceram em suas terras, já sem representar qualquer perigo aos invasores e responsáveis pelo etnocídio, que ainda hoje vivem na região. Dos setes restam apenas 5 sobreviventes, que vivem na Terra Indigena uru-eu-wau-wau casados com os Jupaú.
Na comemoração dos 20 anos da Kanindé, em uma ação conjunta com a FUNAI, os Juma estão retomando seu território, levando a Terra Indigena Juma seus filhos que são a certeza de que este povo permanecerá mantendo viva sua cultura.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…