KANINDÉ

Validação do projeto Carbono Suruí é destaque no Jornal O Globo

Índios vão receber para manter floresta de pé

Indígenas da etnia Paiter Suruí acabam de receber uma certificação que servirá para tirar do papel o projeto Carbono Florestal Suruí, um dos pioneiros com base no mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+). O instrumento, que serve para recompensar a floresta de pé, ainda não tem regulação mundial, mas já pode ser posto em prática por meio de certificações como as que os suruís acabaram de receber: a Verified Carbon Standard (VCS) e a Climate, Community and Biodiversity (CCB).

Fruto de quatro anos de negociação protagonizada pelo líder Almir Suruí (foto), os selos são dados por um processo avaliação independente, uma espécie de auditoria, com o objetivo de averiguar se o projeto atende às salvaguardas socioambientais e a protocolos internacionais que garantem a qualidade dos cálculos de carbono. O objetivo das certificações é mostrar a empresas, governos e fundos interessados em comprar créditos de carbono que o projeto atende a exigências mundiais no que diz respeito à proteção ambiental e da própria comunidade. Na prática, a ideia é que comunidades tradicionais que têm a propriedade coletiva da terra possam preservar áreas de floresta e receber por isso.

O Carbono Florestal é o primeiro projeto de REDD+ dentro de uma terra indígena no Brasil e surgiu como uma das opções de financiamento dentro do Plano de Gestão de 50 anos da tribo indígena Sete de Setembro, em Rondônia. Segundo a ONG Act Brasil, que apoia o projeto, levantamentos feitos pelos técnicos do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – Idesam – mostraram que entre 2009 e 2011 cerca de 360 mil toneladas de dióxido de carbono deixaram de ser jogadas na atmosfera, só na área onde vive o povo indígena Paiter.

A partir da validação e da certificação, todo o recurso gerado pelo Projeto Carbono Florestal vai fazer parte do Fundo Paiter Suruí, lançado durante a COP 16 em Cancun, no México em 2010, que segue princípios de governança e transparência. Como parte do Plano de Gestão de 50 anos da Terra Indígena Sete de Setembro, o povo Paiter Suruí vem trabalhando também com o reflorestamento e o desenvolvimento do plano de negócios para vender produtos florestais, como a castanha-do-Brasil e a copaíba.

Especialistas tem chamado atenção, no entanto, para questões que ainda não foram resolvidas, já que não há regulamentação do REDD+. As fontes de financiamentos dos projetos, por exemplo, estão na pauta de discussão da Rio+20, já que muitos governos defendem que as verbas venham de fundos, e que empresas não possam fazer negociações diretas com tribos indígenas por exemplo. Ainda há muitos pontos a serem definidos em relação ao mecanismo.

Fonte: JORNAL O GLOBO
Fonte URL: http://oglobo.globo.com/blogs/razaosocial/posts/2012/04/12/indios-vao-receber-para-manter-floresta-de-pe-440054.asp

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…