KANINDÉ

Tribos isoladas da Amazônia sofrem ‘pior invasão em décadas’

O território dos indígenas Uru Eu Wau Wau, na Amazônia brasileira, está sofrendo a “pior invasão em décadas”, que ameaça exterminar três tribos isoladas, denunciou nesta quarta-feira a ONG britânica Survival.
Um comunicado da ONG diz que, com o apoio de políticos locais, proprietários de terras e colonos estão invadindo e desmatando áreas contíguas ao território dos Uru Eu Wau Wau — que se autodenominam Jupaú — no estado de Rondônia. O problema estaria acontecendo apesar de a área estar localizada em uma zona reconhecida oficialmente como Terra Indígena dentro do Parque Nacional Pacaás Novos, onde a fauna e flora também estão ameaçadas.
O risco destas invasões é duas vezes maior para as tribos que nunca saíram do seu isolamento, porque muitos dos seus membros morrem por doenças contagiosas, como a gripe ou o sarampo, às quais não têm resistência, além de serem exterminados pelas pessoas que roubam suas terras e recursos.
A ONG de defesa dos direitos dos indígenas também divulgou uma carta que os Uru Eu Wau Wau — contatados pelo governo brasileiro nos anos oitenta — mandaram à Polícia Federal de Rondônia no início de agosto para denunciar essas invasões.
“Estamos muito preocupados porque as invasões estão próximas das aldeias (…). A situação é gravíssima e precisamos que os invasores sejam retirados com urgência, antes que índios ou invasores morram em um confronto dentro da Terra Indígena”, manifestou a tribo.
A invasão de terras é o maior problema que os povos indígenas enfrentam.
— Em todo o mundo, sociedades industrializadas estão roubando as terras indígenas em busca de lucro. É uma continuação das invasões e do genocídio que caracterizou a colonização europeia das Américas — disse o diretor da Survival, Stephen Corry.
Várias tribos do Brasil desapareceram por doenças após contatos com o mundo exterior nos anos 1970 e 1980, segundo especialistas. Nos últimos anos, as autoridades optaram por tentar preservá-las de qualquer relação direta, a menos que fosse absolutamente necessário.
Há cerca de 900.000 indígenas de 305 etnias vivendo no Brasil. Suas terras ocupam 12% do território, a maioria na Amazônia, mas muitas ainda têm de ser delimitadas e foram ocupadas por colonos.
Fonte: O Globo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…