KANINDÉ

Técnicos da Kanindé participam de oficina de elaboração de relatórios

Um relatório consiste na exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados através de pesquisas ou se relata a execução de serviços ou de experiências.
A oficina Sistematização e relatório faz parte do programa de formação interna desenvolvido pela Kanindé. O coordenador desta ação foi o técnico Edimar Freires, o Xis, que contou com o apoio da equipe do projeto Formação em educação Popular da Rede de educação cidadã que atua na garantia e na promoção dos direitos humanos.
As técnicas Raimunda Pedraça e Fabiana Castro ensinaram os técnicos a elaborar os relatórios.

Existem diversos tipos de relatórios como, por exemplo: técnico-científicos, de viagem, de estágio, de visita, administrativos, e outros para fins especiais definidos pela empresa para relatar alguma atividade especial.
 

Entre os principais tópicos abordados estão:
Relatório – é um documento pelo qual se faz a difusão da informação corrente, sendo ainda um registro das informações obtidas. É elaborado principalmente para descrever experiências, investigações, processos, métodos e análises.
Equipe Técnica – é a relação dos participantes no projeto que deu origem ao relatório.
Resumo – é a apresentação concisa do texto, destacando os aspectos de maior interesse e importância. O resumo consiste de uma síntese e o conteúdo é apresentado em forma de texto reduzido.
Texto – é formado pelos seguintes itens:
Objetivos – descrito de modo simples e objetivo e de preferência na forma de itens que devem relacionar as etapas de realização do projeto ou experimento.
Introdução – deve conter informações teóricas sobre o assunto do projeto explorando várias literaturas que devem ser citadas a medida em que são usadas no texto através de números ou por nome dos autores e relacionadas no item Referências Bibliográficas. Uma boa introdução deverá localizar o assunto do projeto (ou experimento) de modo amplo, primeiramente, enfatizando sua importância e justificando o trabalho. Em uma segunda etapa, a introdução deverá ser mais específica com relação aos experimentos e métodos utilizados.
Resultados e Discussão – A apresentação dos resultados mais adequada deverá seguir a seqüência da abordagem usada nos objetivos e procedimento experimental. Os resultados podem ser apresentados em forma de tabelas ou gráficos, sendo numerados seqüencialmente e discutidos antes de serem colocados. Uma boa discussão necessita de bases teóricas (pode-se utilizar referências bibliográficas) e devem ser relacionadas aos resultados obtidos avaliando a prática com relação aos objetivos propostos. Quando possível os resultados experimentais obtidos devem ser comparados com dados de literatura e suas diferenças (quando houver) discutidas.
Conclusão –  é apropriado elaborar a conclusão de modo claro e sucinto e de preferência em itens. Os resultados devem ser relacionados aos objetivos propostos como também à teoria, ou mesmo conclusões próprias, desde que haja embasamento técnico científico para isto.
 

Fonte URL: www.kaninde.org.br

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…