KANINDÉ

SP vai sediar congresso internacional de PSA

Evento será realizado entre 20 e 23 de novembro e reúne governos, estudantes e interessados

 

O Estado de São Paulo sediará no mês de novembro o Congresso Internacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, em conjunto com a Rede Internacional de PSA – REDIPASA, Vitae Civilis e a Comunidade de Aprendizagem em PSA, organiza o evento que será realizado entre os dias 20 e 23 de novembro de 2012.

Na edição do Congresso no Brasil serão debatidos temas de pagamento por serviços ambientais, destacando a avaliação de impacto e monitoramento socioeconômico ambiental. Outros temas como arranjos institucionais, aspectos legais, mecanismos financeiros e comunicação, mobilização e capacitação de atores em PSA terão destaque no Congresso Internacional.

Outra iniciativa do Comitê Científico Internacional é a realização de um mini-curso para aprimorar profissionais na área de Pagamento por Serviços Ambientais.

A REDIPASA tem por objetivo criar um espaço para um grupo de investigadores dos países Iberoamericanos relacionados com os sistemas de PSA vinculados com o desenvolvimento rural e políticas de gestão e conservação de recursos naturais.

Com este espaço, o Congresso Internacional de PSA busca servir de plataforma para o intercâmbio de experiência entre países Iberoamericanos. Ainda, visa dotar de informações e ferramentas para discussão, extendendo o aprendizado dos países da América Latina nos últimos anos a outros países europeus.

Edições anteriores

Em outubro de 2010 foi realizado o Congresso Internacional de Pagamento por Serviços Ambientais no Centro Tecnológico Florestal de Catalunha (CTFC), em Solsona, Catalunha, Espanha, com o tema PSA: ferramentas para gestão e conservação do Patrimônio Natural.

A cidade mexicana de Ixtapan de la Sal sediou o Congresso em 2011, quando a temática foi PSA: mecanismos para Governança dos Recursos Naturais.

Experiência brasileira

O Brasil foi escolhido pela comunidade internacional a sediar o Congresso, por conta das experiências e programas instituídos em PSA no país. No estado de São Paulo, o PSA foi implantado como ferramenta da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC). Em 2011, o projeto piloto Mina D’água foi lançado e está sendo implantado em 21 municípios, repassando recursos para produtores rurais que preservam nascentes em áreas de abastecimento.

 

Fonte URL: http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=1349

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…