KANINDÉ

Sema realiza seminário A3P divulgando a Agenda Ambiental na Administração Pública

A secretaria municipal de Meio Ambiente – Sema realizou na manhã desta sexta-feira, 07, no auditório da Ceplac, o Seminário Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, evento que faz parte da semana de comemoração ao Meio Ambiente. O seminário contou com a participação de funcionários dos órgãos públicos estaduais e municipais e com a palestra de Angelita Coelho, analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

A A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa coordenado pelo MMA que se propõe implementar uma gestão ambientalmente saudável nas atividades administrativas e operacionais do Estado, com adoção de tecnologias ecoeficientes e mais limpas, que poupem matéria-prima, energia e recicle seus resíduos.

DSC 2654 A adoção de critérios ambientais na administração pública objetiva reduzir os impactos ambientais de suas ações, projetos, programas e também contribuir para a mudança dos padrões atuais de produção e consumo da sociedade rumo a sustentabilidade socioambiental. Trata-se de uma estratégia do poder público de caráter preventivo e propositivo, procurando evitar, reduzir ou controlar o efeito ambiental negativo de suas ações, através da consideração da dimensão do planejamento e da operação de programas e projetos internalizando custos. A inserção de critérios ambientais vai desde a revisão de investimentos, compra e contratação de serviços pelo governo, até a gestão adequada de todos os resíduos gerados nas suas atividades, passando pela melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

DSC 2647Cabe destacar que a A3P é um Programa aberto, descentralizado, que qualquer órgão ou repartição pode adotar. Sua implementação depende necessariamente do comprometimento dos gestores e servidores públicos, aos quais cabe o desafio de criar uma cultura institucional ambientalmente sustentável.

A adoção dessa nova cultura institucional implicará na geração de energia de recursos naturais e institucionais, e por isso, a redução de gastos do governo. Somente através de uma visão estratégica, que busque o desenvolvimento de tecnologias limpas, a redução de resíduos na origem e substituição gradativa de insumos tóxicos e/ou perigosos, pode-se garantir uma resposta econômica, ecológica, social e efetiva das organizações, sejam elas públicas ou
DSC 2655privadas, para questão da degradação ambiental.


A resposta adequada a tal desafio inclui o desenvolvimento de conhecimento baseado em alguns princípios, tais como: substituição do tratamento dos sintomas por uma efetiva eliminação da causa;
superação de uma visão isolada e fragmentada do contexto pela redescoberta e o desenvolvimento da especialização;estímulo à cooperação inter e intraorganizacional para diminuir as distâncias entre as diferentes áreas do conhecimento, permitindo um melhor nível de comunicação.


E tem como objetivo promover a reflexão sobre os problemas ambientais em todas as esferas da administração pública; estimular a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos;estimular e promover mudanças de hábitos dos servidores públicos; reacender a ética e a auto-estima dos servidores públicos.



DSC 2644Segundo o secretário Edjales Benício, a sustentabilidade na gestão pública exige atitudes práticas, “ o grande desafio consiste em transpor o discurso em prática e concretizar a boa intenção em um compromisso. Os princípios da responsabilidade socioambiental demandam cooperação e união de esforços visando a minimização dos impactos sociais e ambientais que tanto incidem sobre as mudanças climáticas”, declarou.

“Seria importante se as empresas que participassem das licitações fossem contratadas quando já tivessem uma política ambiental já definida”, pontuou Edjales.

“O município de Porto Velho, já aderiu a agenda A3P e estamos em fase de implementação dessa política, a primeira a aderir é a secretaria municipal de Meio Ambiente – Sema e as outras secretarias também irão fazer parte da A3P”, finalizou o secretário

Fonte URL: http://www.portovelho.ro.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17791%3Asema-realiza-seminario-a3p-divulgando-a-agenda-ambiental-na-administracao-publica&catid=1197%3Anoticias&Itemid=0

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…