KANINDÉ

Secretário da SESAI recebe lideranças indígenas de Rondônia

Na manhã de ontem (26), o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, se reuniu com lideranças indígenas de Rondônia das etnias Gavião, Arara, Tuparí, Canoé e Zoró, da jurisdição do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho. Também participaram do encontro o diretor do Departamento de Gestão da Saúde Indígena (DGESI), Fernando Rodrigues Rocha, a diretora do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI), Mariana Maleronka Ferron, a coordenadora geral de Planejamento e Orçamento, Rozângela Camapum, o coordenador do DSEI Porto Velho, Jaumir Marques Ferreira, técnicos do controle social da SESAI, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) Porto Velho, Samuel Tuparí, além dos representantes da Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) de Rondônia, Vicente Batista Filho, e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Marcos Sabaru.

Na ocasião, as lideranças falaram sobre os principais problemas enfrentados pelas comunidades indígenas nas áreas de saneamento, transporte, medicamentos e estrutura física das Casas de Saúde Indígena (CASAI) e dos Postos de Saúde. O grupo solicitou ainda informações sobre as mudanças no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), devido ao processo de transição da gestão da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para o Ministério da Saúde, com a criação da SESAI, em outubro de 2010.

O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, ressaltou a importância do diálogo com as lideranças indígenas e informou que tem visitado diversas aldeias com o intuito de conhecer de perto os problemas enfrentados pela população indígena. Ele destacou a criação da SESAI como uma das principais conquistas dos povos indígenas, desde a criação do SasiSUS, em 1999, e explicou que em um ano e onze meses de gestão não foi possível solucionar todos os problemas herdados. “Nenhuma transição é fácil e eu nunca falei que seria possível mudar tudo da noite para o dia, mas é importante informar que já tivemos vários avanços como a autonomia dos DSEI que era uma das principais reivindicações dos povos indígenas, a centralização da gestão de pessoas pela SESAI, o aumento em cerca de 50% dos recursos humanos,  um percentual de aumento da proposta orçamentária para 2013. Em 2012, a secretaria contou com orçamento de R$ 684 milhões e, para o próximo ano, a proposta orçamentária enviada para o Congresso Nacional é de R$ 950 milhões”, disse.

O secretário explicou, ainda, que grande parte desse orçamento irá atender justamente as reivindicações apresentadas pelas lideranças presentes. “Vamos investir na reforma e ampliação das Casas de Saúde Indígenas (CASAI), na recuperação de unidades de saúde, reformar  vários postos de saúde, Polos Base e comprar equipamentos e veículos”, informou.

O coordenador do DSEI Porto Velho, Jaumir Marques Ferreira, também apresentou aos indígenas a atual situação dos processos de licitação do Distrito e os contratos de prestação de serviços administrativos para execução das ações de atenção básica, como a aquisição de medicamentos e  a manutenção da frota de veículos e explicou como funciona o atual sistema de abastecimento de água nas aldeias.

As lideranças agradeceram pela oportunidade de falar pessoalmente com o secretário da SESAI e destacaram a importância do fortalecimento da saúde indígena por meio do controle social e da gestão participativa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…