KANINDÉ

Secretário da SEDAM se reúne com lideranças indígenas

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental recebeu a visita de várias lideranças indígenas para tratar de vários assuntos relacionados a busca de ajuda quanto a conservação e preservação de suas terras. A comitiva foi liderada pelo líder indígena Almir Suruí do Povo Paiter Suruí. A reunião foi marcada pela Coordenadoria de Povos Indígenas (COPIR).
O Secretário da Sedam, Vilson Machado recebeu os indígenas na sala de reuniões da Sedam. Frisou o belo trabalho que a COPIR está desenvolvendo no Estado, ouvindo e anotando o pleito relatado pela comissão.
Almir Suruí denunciou ao Secretário que nos últimos meses houve um aumento considerável do número de invasões às terras indígenas no Estado. “Esses invasores estão inaugurando uma nova modalidade de crime, que é o loteamento das terras. Antes as invasões estavam ligadas exclusivamente ao roubo de madeiras, agora estão também ligada a grilagem de terras”. Disse Almir.
As lideranças indígenas destacaram também a atuação da SEDAM no último ano no tocante as ações de Gestão Ambiental no Estado. Segundo os indigenas, que tiveram acesso a entrevista do Secretário Vilson para a Revista Ecosystem Marketplace, houve grande repercussão positiva, não só em Rondônia mas em muitos lugares do mundo.
Almir aconselhou o secretário que providencie a tradução da entrevista e que a mesma seja publicada na integra para conhecimento dos gestores ambientais do Brasil. Pois a mesma tratou com muita propriedade do lançamento das bases para o Sistema de pagamentos por Serviços ambientais e Mudanças Climáticas do Estado.
O Secretário Vilson Machado destacou, na entrevista para os reportes estrangeiros, a importância dos Povos e terras indígenas na construção jurisdicional dos programas para o REDD+, tratou também da necessidade da criação de incentivos econômicos para a boa administração da terra (serviços ambientais).
Foi realizada também uma avaliação sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pela COPIR. Vilson destacou a atuação dos indígenas que compõem o corpo técnico da coordenadoria e de como a participação deles tem ajudado o governo de Rondônia a desenvolver políticas publicas que beneficiem os povos indígenas.
Outro destaque da reunião é a parceria firmada entre o povo Paiter e empresário do setor calçadista, algo inovador no Estado. Onde foi solicitado a Sedam o acompanhamento da sustentabilidade do empreendimento.
Fonte: SEDAM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…