KANINDÉ

Rondônia realiza congresso de meio ambiente

A importância da Preservação dos Mananciais Aquíferos em Território Amazônida para a Expansão da Agricultura Familiar é o tema principal do IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial que teve início nesta quarta-feira (03) no auditório do SENAC em Porto Velho. O evento se estenderá até sexta-feira e reúne cientistas do meio ambiente de todo o país, além de técnicos e estudantes.
Na cerimônia de abertura os convidados que ocuparam a mesa destacaram a necessidade de conscientização das comunidades com relação à sustentabilidade desde as práticas domésticas, como a separação do lixo, o destino do óleo usado na cozinha ou a economia da água, passando por empresas, escolas e universidades.
O secretário adjunto de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Francisco Sales, salientou que o Congresso é um fator importante na busca de dados e de soluções para melhoria do comportamento e da vida dos habitantes da região e de todo o país. Lembrou por exemplo, que o Estado sofre com 38% de área desmatada, o que é suficiente para a produção de alimentos, não sendo preciso a continuidade de queimadas, como continua acontecendo.
Além de Francisco Sales participaram da composição da mesa os reitores da Unir e da Uniron, Berenice Tourinho e Alexandre Porto; Izabel Cristina Silva, coordenadora geral do IV Congresso; Ilton Marques, diretor geral do SENAC; Reinaldo dos Santos; Leonel Bertolin, secretário da Agricultura e de Abastecimento de Porto Velho; José Guilherme Ribeiro, superintendente do Sebrae Mato Grosso e representante do Centro de Referência e Sustentabilidade do Sebrae, instalado em Cuiabá; Vânia Vasconcelos, da Embrapa de Rondônia e José Tarcísio, da Sedam .
Para Izabel Cristina, o evento promete ser um grande sucesso, especialmente pelos cientistas convidados para a quarta edição do Congresso, que já aconteceu em Fortaleza, Macapá e Manaus. No encerramento da solenidade de abertura a Companhia de Dança Yaporanga fez uma apresentação de Boi Bumbá que empolgou os congressistas.
Aldine Pantoja, Érica Costa, Aga Santos e Alec Castro são os bailarinos da companhia que representaram as figuras da porta estandarte, rainha do folclore, yamporã e o pajé. Para o professor-doutor Flávio Pedro Filho, da Unir, “nem no exterior se vê uma apresentação folclórica tão maravilhosa quanto a esta”, disse empolgado pelo nível da apresentação do grupo.
As peruanas Rosario Romero Aguilar e Maria del Rocio também elogiaram muito a participação do grupo de dança. Elas atuam na área da saúde e esperam que o Congresso gere muitas respostas necessárias no setor da saúde. “Meio ambiente e saúde são correntes que caminham paralelamente”, observou Rosario, que é assistente social em Lima e veio a Porto Velho especialmente para participar do Congresso.

Fonte URL: http://www.noticiageral.com/rondonia-realiza-congresso-de-meio-ambiente/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…