KANINDÉ

Rondônia é o quarto maior produtor de castanha-do-Brasil

O extrativismo da castanha-do-Brasil, também conhecida como castanha-do-Pará, vem crescendo no Brasil. Desde a década de 90, indústrias se instalam por toda a Amazônia e a castanha passou a ser um dos principais produtos florestais não-madeireiros. Rondônia é o quarto maior produtor de castanha-do-Brasil no País, a produção se concentra em terras indígenas, sobretudo em Ji-Paraná. Somente em 2011, a produção no Estado chegou a 3,5 mil toneladas.
O estudo dessa cadeia sob a ótica das redes sociais foi o tema da dissertação de mestrado em administração do professor Eslei dos Reis, pela Universidade Federal de Rondônia. No trabalho ‘Cadeia extrativa da castanha-da-Amazônia: análise sob a perspectiva de redes sociais’, o pesquisador buscou compreender as conexões que envolvem desde os coletores indígenas até as indústrias de beneficiamento. “É um tema bastante interessante em função da procura que a amêndoa tem apresentado nos últimos anos, tanto na área alimentícia quanto na de cosméticos, inclusive pelo mercado internacional”, explica.
Durante a pesquisa de campo em Ji-Paraná, Reis pode conhecer três etnias indígenas predominantes: Arara, Gavião e Zoró, que somam aproximadamente três mil pessoas, ¼ da população indígena do Estado. Além dessas populações, o pesquisador investigou entidades que se relacionam com esses povos na atividade econômica, como órgãos governamentais, como a Funai e a Conab, cooperativas, empresas ou projetos como o Pacto das Águas, que com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, estimula e consolida estratégias de desenvolvimento econômico pautadas na sustentabilidade.
Reis constatou que a rede da cadeia da castanha-do-Brasil em Ji-Paraná se constitui com 18 atores, sendo que a Associação do Povo Indígena Zoró (Apiz) e a Associação Indígena Zavidjaj Djiguhr (Assiza), do povo Gavião, as que possuem maior influência nessa rede. “Acredito que no quesito organização, estes povos são superiores a outros quando se trata da castanha em Rondônia”, destaca o pesquisador. Este é um dos motivos de não ter sido identificada a presença de atravessadores durante a pesquisa de campo.
Em relação a atuação do projeto Pacto das Águas, Reis acredita ser uma referência para a cadeia da castanha. “O Pacto das Águas pode ser considerado um ponto de interconexão entre atores e mostra também o poder de influência e prestígio na rede”, analisa. O projeto tem atuação com os povos indígenas Gavião e Arara, além de outros povos no Leste de Rondônia e Noroeste de Mato Grosso.
“Para nós, é importante termos análises e avaliações externas sobre os avanços obtidos, pois isso demonstra que estamos no caminho certo e que temos muito trabalho pela frente”, avalia Plácido Costa, coordenador do projeto que há mais de dez anos investe no empoderamento dos povos indígenas e tradicionais.
Sobre o Pacto das Águas
O projeto Pacto das Águas tem como objetivo estimular e consolidar estratégias de desenvolvimento econômico pautadas na manutenção da floresta e respeito a cultura das populações. Com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua na região Noroeste de Mato Grosso e Leste de Rondônia, envolvendo mais de três mil pessoas no apoio ao manejo florestal comunitário, como a seringa e a castanha.
Além de ser considerada como uma das mais bem sucedidas experiências em alternativas de geração de renda pautadas na conservação das florestas na Amazônia junto a povos indígenas e tradicionais, o Pacto das Águas ajuda a garantir a conservação de 1,8 milhão de hectares de floresta amazônica, considerando a área ocupada pelos povos participantes do projeto.
A Petrobras acreditou na força dessas ideias, e por meio de seus programas de responsabilidade social, vem apoiando mais de 500 projetos em várias regiões do país, que tem contribuído para agricultores familiares, povos indígenas e tradicionais e grupos de jovens e mulheres construir novas realidades que tragam mais dignidade e qualidade de vida à essas populações.
Fonte: Portal Amazônia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…