KANINDÉ

Riscos sofridos pelos povos indígenas no Brasil são os mais altos desde 1988

Um documento elaborado pela ONU (Organização das Nações Unidas), e que será apresentado nesta terça-feira (20) ao Conselho de Direitos Humanos, indica que os povos indígenas brasileiros enfrentam atualmente riscos mais graves do que em qualquer outro momento desde que a Constituição de 1988 foi estabelecida.
Entre os principais problemas está a violência. Para se ter uma ideia, em 2007 o número de índios assassinados chegou a 92. Em 2014, no entanto, esse número havia aumentado para 138. A maior parte das mortes foi registrada em Mato Grosso do Sul. O local é palco de conflitos em razão da disputas de terras, causadas pela lentidão do Governo em demarcar terras ancestrais pertencentes a povos indígenas.
Em decorrência disso, não é incomum que índios sejam despejados, expostos aos riscos de viverem acampados em beiras de estradas ou até mesmo mortos nesses conflitos.
Para garantir que a vulnerabilidade desses povos seja reduzida, a relatora da ONU Tauli-Corpuz recomenda que estruturas como a Funai (Fundação Nacional do Índio) sejam fortalecidas e que as demarcações sejam aceleradas. Foi pedido ainda que líderes indígenas sejam identificados e colocados sob proteção do Estado em programas adequados e que investigações sobre os assassinatos sejam feitas e os responsáveis levados à Justiça.
No documento, a relatora questiona ainda a aprovação de projetos como Belo Monte e Tapajós, que provocaram impactos diretos sobre as comunidades indígenas.
Fonte: Ondda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…