KANINDÉ

Rio+20: Google Earth lança "mapa cultural" de indígenas da Amazônia

O Google colocou em seu serviço de mapas a etnia indígena Suruí, que habita no coração da Amazônia brasileira, e lançou neste sábado uma plataforma que mostra os traços culturais desta comunidade ameaçada pelo desmatamento. Representantes do Google e indígenas suruí apresentaram o projeto – o primeiro desse tipo – durante o fórum empresarial paralelo à conferência Rio+20.

"Isso é algo único, representa toda uma nova etapa para o Google", explicou à imprensa Rebeca Moore, engenheira do Google Earth e líder do projeto. "É uma grande emoção mostrar nossa cultura ao mundo", celebro cacique Amir, chefe dos Suruís.

Na imagem animada do Google Earth, é possível ver um pequeno ponto no território brasileiro: é a tribo suruí, que habita uma extensão de 240 mil hectares no Estado amazônico de Rondônia (noroeste), com 1,3 mil integrantes.

O aplicativo contém imagem em 3D da selva onde vivem, assim como narrações animadas de suas tradições e costumes. O território suruí está cercado por uma área bastante desmatada e, segundo o Chefe Amir, suas terras são ameaçadas por madeireiros ilegais. Por isso, em 2007, viajou para a Califórnia, onde estabeleceu uma associação com o Google para registrar a realidade da zona.

"É uma ferramenta de trabalho que estamos utilizando para fazer denúncias. Temos uma equipe de monitoração", explicou. Esta equipe é formada por jovens indígenas, que com seus smartphones, registram a região.

O aplicativo está disponível no Google Earth, apesar de ainda não estar integrado à plataforma. Segundo Moore, a empresa espera repetir a experiência com outras duas etnias vizinhas ao suruís, assim como com outras populações aborígenes do Canadá e Nova Zelândia.

 

Fonte URL: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5840748-EI294,00-Rio+Google+Earth+lanca+mapa+cultural+de+indigenas+da+Amazonia.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…