KANINDÉ

Relatório aponta 53 assassinatos de índios em 2013

Relatório divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Conselho Missionário Indigenista (Cimi), entidade ligada à Igreja Católica, relaciona 53 assassinatos de indígenas no país em 2013.
Embora o número represente média de quase uma morte de índio por semana, houve redução de 11,7% na comparação com os 60 homicídios contabilizados pelo Cimi em 2012, segundo informa o relatório, intitulado “Violência Contra os Povos Indígenas – Dados de 2013”. A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou ao G1 que não contabiliza o número de homicídios de índios no país.
A população indígena no Brasil é de 896,9 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Desse total, 63,8% vivem em área rural.
O estudo do Conselho Missionário Indigenista inclui casos que ganharam repercussão nacional como o de Oziel Terena, baleado em junho do ano passado em uma região na qual oito fazendas tinham sido ocupadas pelos terenas, em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul. O assassinato ocorreu em meio a conflito com fazendeiros e levou o governo do estado a convocar a atuação da Força Nacional.
A maior parte dos homicídios registrados pelo Cimi foi cometida em Mato Grosso do Sul, onde foram contabilizadas 33 ocorrências. No estado, 31 mortos eram da etnia guarani-kaiowá, com população aproximada de 40 mil pessoas, de acordo com a entidade. O ranking de homicídios encabeçado pelo Mato Grosso do Sul tem Rondônia na segunda colocação, com seis casos, e a Bahia em terceiro, com quatro mortes.
Do total de vítimas no país, 43 eram do sexo masculino, segundo o estudo. Em 2011, foram registrados 51 homicídios de indígenas no país.
O relatório também indica que, dos 53 assassinatos de índios no ano passado, 15 ocorreram em virtude do consumo de álcool e ou brigas. Os homicídios decorrentes de conflitos fundiários ocorreram em seis casos. Também foram registradas mortes de vítimas de roubo e furto e outros resultantes de conflitos familiares ou entre vizinhos.
De acordo com o relatório, também foram registrados 29 casos de tentativa de homicídio, sendo 16 deles no Mato Grosso do Sul.
Para o presidente do Cimi, Dom Erwin Kräutler, as mortes geradas por conflitos agrários se devem à demora do poder público no processo de demarcação de terras.
De acordo com a entidade, das 1.047 terras reivindicadas pelos povos indígenas atualmente, 38% estão regularizadas. O conselho informa que nenhum procedimento demarcatório foi concluído em 2013.
“Os conflitos se acirram em diversos estados por causa dessa omissão [do estado] ou por causa da paralisação das demarcações. A Constituição de 1988 estabeleceu prazo de cinco anos para demarcar todas as áreas indígenas do país. Mais de 25 anos se passaram e nem a metade das áreas indígenas teve a conclusão dos procedimentos demarcatórios. Parece que ultimamente piorou a demarcação”, ressaltou Kräutler.
A Funai ressaltou que, no ano passado, enviou ao Ministério da Justiça um plano de enfrentamento à violência contra indígenas, no entanto, a proposta ainda não saiu do papel.
Reservas indígenas
Segundo o Cimi, a média anual de homologação (demarcação reconhecida por decreto presidencial) de terrras indígenas no governo Dilma Rousseff é a menor desde a ditadura militar (1964-1985). A entidade informou que, entre 2011 e 2013, foram feitas, em média, 3,6 homologações por ano, contra dez no governo Lula (2003-2010) e 18 no de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
O processo de demarcação se inicia na Funai e passa pelo Ministério da Justiça antes ser confirmado pela Presidência da República. O G1 entrou em contato com o ministério, mas a assessoria de imprensa da pasta informou que cabe à Fundação Nacional do Índio (Funai) responder sobre esse tema. Segundo a Funai, após determinação do governo federal de paralisar a demarcação de terras onde há conflito fundiário, cinco processos foram interrompidos.

Fonte URL: http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/07/relatorio-aponta-que-53-indios-foram-assassinados-no-pais-em-2013.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…