KANINDÉ

Projeto da Kanindé e AMIMP vai desenvolver o conhecimento das parteiras

Projeto da Kanindé em parceria com a AMIMP vai desenvolver o conhecimento das parteiras em comunidades indígenas do sul do Amazonas

Na região do Médio Purus, especialmente nas terras indígenas, o acesso a hospitais, médicos, profissionais e postos de saúde é dificultado pela distância, más condições de transporte e comunicação.

O atendimento as grávidas é realizado pelas parteiras, já que na região não atuam médicos. Estas mulheres são as que fazem os partos, salvando várias vidas e diminuindo a mortalidade infantil.

Objetivo do projeto: Resgatar, valorizar e legitimar o trabalho das parteiras, ampliar seus conhecimentos. O Projeto pretende dar mais visibilidade, resgatando o conhecimento dessas mulheres, em quais condições e como realizam os partos e a utilização de ervas amazônicas, crenças, rituais e outros recursos no processo de assistência às mães e as crianças durante o nascimento.

O projeto contribuirá para uma prática mais ampla e consistente do nascimento humanizado, priorizando o acompanhamento do pré-natal, o parto normal e o aleitamento materno.

Desenvolvimento do Projeto

Primeiro será feita a identificação das mulheres que realizam partos, em seguida estas vão participar de treinamento e capacitações sobre noções da saúde da mulher com o intuito de evitar complicações no parto e possam adotar medidas preventivas. A capacitação contribui também para que as parteiras compreendam seus direitos de cidadania.

Neste projeto emprega-se metodologia participativa nos cursos de capacitação onde as parteiras descrevem o modo como realizam os partos e, a partir destas informações, são desenvolvidas atividades complementares para otimizar o conhecimento e associá-lo ao conhecimento científico.

Nos dias 04 a 06 de Março de 2013 foi realizada a 1° reunião para a construção do plano de trabalho do projeto com a participação de Técnicos da Associação de Defesa Etnoambiental- Kaninde e Coordenação da AMIMP. As Oficinas acontecerão nos dias 15 a 19 de Julho de 2013 na aldeia na Aldeia Paraíso.

ASSOCIAÇÃO DE MULHERES INDIGENAS DO MÉDIO PURUS – AMIMP

A AMIMP é uma associação de mulheres indígenas do médio Purus, é uma entidade sem fins lucrativos, que foi registrada em 2005. Esta situada no município de Labrea, sul do Amazonas
 

Fonte: Kanindé
Fonte URL: http://wwww.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…