KANINDÉ

Povos do campo discutem modelo de desenvolvimento alternativo ao agronegócio

O encontro dos trabalhadores, trabalhadoras e povos do campo, das águas e das florestas, que reúne sete mil trabalhadores esta semana em Brasília (DF), discute a implantação de um modelo de desenvolvimento alternativo para o País, baseado no documento de propostas para um desenvolvimento em contraponto ao agronegócio.
O documento propõe a efetivação da reforma agrária, acesso à terra, fortalecimento da agricultura familiar, fomento à produção agroecológica e orgânica. O objetivo é criar uma identidade conjunta, que contemple a realidade dos povos e respeite a diversidade das categorias.
Ao citar o agronegócio como agente devastador do meio ambiente e “que vê como empecilho as comunidades do campo para o desenvolvimento”, Elisângela Araújo, coordenadora geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) reafirmou que não é esse modelo que os movimentos defendem.
“A nossa luta passa pelo desenvolvimento do território com sustentabilidade e soberania alimentar. Isso se faz com ampla reforma agrária, que gera distribuição de renda e produção de alimentos saudáveis”, disse.
A coordenadora também pontuou o fortalecimento das associações e cooperativas, a reestruturação das políticas de crédito como pontos estruturantes para um novo padrão de sociedade. Para ela, o país precisa inserir a agricultura familiar e camponesa como fator estratégico para o desenvolvimento socioeconômico.
O bispo emérito de Goiás e conselheiro da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Tomás Balduino, elogiou a iniciativa dos movimentos do campo de organizar o Encontro Unitário. “Esta mobilização é muito oportuna e urgente visto que o adversário instalado no empresariado rural e na bancada ruralista do Congresso quer, a todo custo, enfraquecer vocês pela desunião e pelo isolamento”, disse Dom Tomás, em carta enviada à organização do encontro que acontece no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília.
 
Pedro César Batista
Assessor de Comunicação
Grupo de Trabalho Amazônico – GTA
(61) 3202 4452 / 8322 9805

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…