KANINDÉ

Povo Suruí elege parlamento para administrar politicamente as aldeias

A eleição dos labiway-ey (os representantes das aldeias) foi fiscalizada por uma comissão eleitoral composta por delegados de todos os clãs da tribo. As aldeias foram divididas em cinco zonas eleitorais. Hoje o povo Paiter Suruí é formado por cerca de 1.500 índios, incluindo as crianças.

As 24 aldeias da TI 7 de setembro elegeram o primeiro parlamento nacional. Uma assembléia “do povo Paiter”, como eles se denominam, será integrada pelos labiway-ey – que significa líderes, na língua tupi Mondé.

Indígenas a partir de 13 anos puderam votar e escolheram como seus representantes: Joaton, Manoel, Pedro, Pamadeli, Rafael, Chicoepab, Itabira, Tomé, Julio e Mariana a única mulher.

A eleição dos labiway-ey foi programada durante um congresso do povo Paiter Suruí realizado em novembro passado, do dia 10 a 12, na aldeia Lapetanha, para “discutir a política interna do Povo”, tendo como modelo a organização política dos não índios. Além de decidirem criar o Parlamento Paiter, para eleger seus novos representantes, os indígenas, foram convocados pelo Conselho dos Mais Velhos, composto por todos os clãs dos Paiter (Gameb, Kaban, Makor e Gamir), a referendar como labiway-e-saga (Chefe Maior do Povo) o tradicional líder Almir Narayamoga Surui.

Os Paiter Suruí decidiram adaptar sua “política tradicional” introduzindo características eleitorais que aprenderam dos não índios e para isso contam com o apoio da Associação de defesa etnoambiental Kanindé. A iniciativa é “para que o povo pudesse refletir sobre o processo de funcionamento da política, e a assim construir uma forma de melhoria (do convívio democrático) para o povo”, complementa Almir Suruí.

Eles dizem que após o contato com os não índios, os Paiter perceberam a importância de conhecer a forma de funcionamento da política “como parte da realidade do Povo”, “e é necessário para os índios hoje ter conhecimento das duas formas de política”, “a tradicional (da tribo) e a política dos não-índios.

O desenvolvimento da consciência política dos Paiter Suruí é atribuído às atividades da “Associação Metareilá do Povo Indígena Paiter Suruí” para defesa e preservação do patrimônio cultural, ambiental, social e econômico da tribo, e tendo como meta construir e fortalecer sua autonomia na gestão sustentável do seu território.

Fonte URL: www.kaninde.org.br

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…