KANINDÉ

Povo Paiter vai montar o mapa cultural da Terra Indígena usando ferramenta da Google

A oficina realizada pela Google teve na abertura vários convidados. Além do chefe maior do Povo Paiter Almir Suruí, também estava presente a diretora executiva da Google OutReach, braço social da empresa, Rebecca Moore, o Prefeito de Cacoal Padre Franco, o representante do Parlamento Suruí líder Itabira Suruí, o representante das Associações Suruí Naraími Suruí, o representante da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL Dinho Reis e o representante da associação de Defesa Etno Ambiental Kanindé Edimar Freire.

Durante a apresentação Rebecca falou sobre o início do contato entre o povo Suruí e a Google. Em 2007, em uma de suas visitas aos Estados Unidos, Almir Suruí foi até a empresa americana e explicou a situação de seu povo e ameaças ao território, mas ao invés de pedir ajuda sugeriu uma parceria, que juntou a tecnologia da Google com a força da tribo Suruí.

Almir Suruí falou sobre a importância dessa tecnologia para tribo, em função de proteger seu território das ameaças de ocupação por invasores e também sobre as ameaças ao planeta, que é uma luta comum da humanidade. As pessoas precisam ter consciência do que irão deixar para seus filhos e netos.

O povo Suruí está contribuindo com o desenvolvimento sustentável do município, Estado e região, e a Google está levando esta mensagem a todos os continentes do mundo. Almir ainda falou sobre a tecnologia em favor da vida humana valorizando a cultura, os custos econômicos para chegar às aldeias e o objetivo de que a Google possibilite que a língua do povo Paiter tenha tradução.

A oficina encerra nesta terça-feira com atividade prática na Terra Indígena 7 de Setembro, em Cacoal. Os indígenas e técnicos foram divididos em duas turmas. Ao final o grupo vai estar apto a utilizar as ferramentas online da Google na montagem do mapa cultural, com histórias, fotos e vídeos. As informações estão sendo coletadas na aldeia Lapetanha.

Veja aqui as fotos da oficina.

Fonte: http://casafdero.wordpress.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…