KANINDÉ

PF chega à Amazônia para blindar Cinta-Larga, Suruí e Uru Eu-Wau-Wau

Em tempos de Lava Jato, Acrônimo, Zelotes e outras tantas missões de combate a crimes financeiros e desvios de recursos públicos, a Polícia Federal deu início a uma série de ações para proteger uma área de 2,7 milhões de hectares na Amazônia que abriga as reservas indígenas Roosevelt, Serra Morena, Parque do Aripuanã e Aripuanã, todas da etnia Cinta-Larga.
Também são alvo de diligências policiais as terras indígenas de Sete de Setembro, dos índios Suruí e Uru Eu-Wau-Wau. As informações foram divulgadas pela PF nesta quarta-feira, 8. A base da missão fica em Vilhena, Rondônia, na fronteira com a Bolívia.
Acompanhados de fiscais do ICMBio e de servidores da Funai, policiais federais sobrevoaram por mais de 30 horas as terras indígenas ‘no intuito de fiscalizar, identificar, coibir e destruir maquinários de garimpo e extração de madeiras localizados no interior das terras indígenas’. A PF já havia ocupado a reserva Roosevelt em dezembro de 2015 para estancar a exploração ilegal de madeira e de diamantes.Aquela ação contou com a cooperação dos próprios indígenas.
Após a missão na Roosevelt, a PF descobriu que os garimpeiros que foram retirados do interior daquela reserva teriam migrado para as terras da etnia Suruí. A meta da PF é evitar maiores devastações ao patrimônio ambiental indígena, por isso decidiu realizar sobrevoos periódicos. Simultaneamente, equipes de policiais federais realizam incursões pela floresta com ajuda, inclusive, dos próprios Cinta Larga, Suruí e Uru Eu-Wau-Wau, etnias sob ameaça.
Os federais já são conhecidos entre os Uru-Eu-Wau-Wau e os Cintas-Largas pela rotina de patrulhamento na região. Na avaliação da PF, esse relacionamento ‘facilita, em muito, o trabalho em conjunto com esses povos para coibir a extração ilegal de recursos naturais’
Fonte: Estadão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…