KANINDÉ

Pesos e medidas

Em entrevista ao "Jornal Nacional", na última quarta-feira, o ministro Carlos Ayres Britto, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse algo que vale por uma definição do comportamento que uma instituição pública deve ter: "Eu gosto de perceber o que está conforme o modo de sentir a vida da população como um todo. E procuro auscultar os anseios coletivos para ver se eles comportam uma formatação jurisdicional fundamentada, tecnicamente fundamentada. Se isso for possível, é a conciliação do direito com a vida".

Ontem, o ministro assumiu a presidência do STF para um mandato de sete meses, quando deverá, por lei, aposentar-se de suas funções, pois completará 70 anos. Serão meses intensos para Ayres Britto e para o país, que tem questões delicadas para resolver, não só do ponto de vista jurídico como também político.

O que torna ainda mais significativo o fato de estar à frente da nossa mais alta Corte de Justiça um magistrado com o perfil do ministro Ayres Britto, sergipano de opiniões firmes e conduta serena, que não reduz seu papel à aplicação fria de artigos, incisos e parágrafos. Entra corajosamente no território da interpretação da lei pelo critério que ele mesmo definiu: o de conciliar o direito com a vida, com os sentimentos da sociedade, ao abrigo da Constituição.

Ayres Britto tem se mostrado capaz de tomar decisões graves, duras, sem medo de ferir os consensos tradicionais e a lógica estabelecida pelo confronto de forças às vezes extremamente desiguais na sua capacidade de acesso à Justiça.

Foi assim, por exemplo, no caso da reserva indígena Raposa/Terra do Sol, quando os interesses econômicos do entorno e seus apoiadores tentaram deslegitimar a manutenção de direitos indígenas milenares assegurados pela Constituição. Seu apoio ao trabalho do CNJ e aos movimentos sociais de combate à corrupção também sinalizaram a sintonia do magistrado com os anseios da sociedade.

O novo presidente do STF se permite dialogar com a sociedade, numa atitude diferente daquela com a qual nos acostumamos a ver. A Corte certamente não pode ser conduzida por apupos e claques, mas não deve ser surda ao legítimo clamor da sociedade e ao chamado da Justiça.

Algumas vozes dão conta de que o STF, sob a presidência de Ayres Britto, tenderia a uma espécie de populismo. Ver os sentimentos da sociedade serem levados em conta pode, de fato, provocar uma certa inquietude, um temor. Mas o valor que está em jogo é muito maior do que essas apreensões passadistas. Em um tempo no qual o Supremo se assume com firmeza como Poder da República e não se furta de tratar de questões as mais controversas, Ayres Britto terá papel fundamental.

Fonte: Folha de São Paulo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…