KANINDÉ

Parlamento Paiter Suruí se reúne em Porto Velho

A última reunião do ano do Parlamento Paiter Suruí é no centro de formação da Associação Etnoambiental Kanindé, parceira da Associação Metarerilá do povo indígena Paiter. O centro de formação fica na área rural de Porto Velho, na estrada do Areia Branca.

O ambiente natural no meio da floresta é ideal para definir os rumos da etnia Paiter Suruí. Além de fazer um balanço do ano de 2011 os Suruí estão montando o planejamento para 2012. Esta é a quinta reunião do Parlamento Paiter criado em novembro de 2010. Coordenam as atividades Ivaneide Bandeira e Edjales Benício. O parlamento Suruí tem como objetivo principal fortalecer o sistema de governança tradicional definindo leis para cumprir o plano de gestão da Terra Indígena 7 de setembro.

“Parlamento Suruí”, que terá o dever de desenvolver o diálogo entre os Suruí, para assim melhorar a implementação de projetos sociais, bem como a aplicação de recursos destinados aos habitantes da terra Suruí e a gerencia da unidade de conservação indígena.

Como definiu Almir Suruí, uma as principais funções do Parlamento Suruí, “será discutir com todo do povo Suruí a regulamentação e a gerência da Terra Indígena Sete de Setembro”.

O sistema de governança do Povo Paiter é formado por dez parlamentares (labiway ey) eleitos entre a comunidade em novembro do ano passado e empossados em fevereiro deste ano.

Os eleitos para compor o primeiro Parlamento Suruí foram: Joaton, Manoel, Pedro Kabetem, Pamadeli, Rafael, Chicoepab, Julio, Mariana, Itabira e Tomé. 

Também foram escolhidos na mesma ocasião o Labiway e Saga, o líder maior da nação Suruí Almir Suruí e o conselho de anciãos, composto por três líderes de cada clã Kabãn, Gamep, Gabgir e Makor. Os anciãos pouco falam português, mas concentram o conhecimento da cultura tradicional Paiter Suruí e são peças chave para o cumprimento do plano de gestão da Terra Indígena 7 de setembro para os próximos 50 anos. O plano inclui ações nas áreas da saúde, meio ambiente, educação, cultura, fortalecimento institucional e desenvolvimento. Um dos pontos fortes é o projeto florestal de carbono, que vem sendo implantado pelos Suruí.

Metodologia

Para discutir as questões durante o parlamento os participantes foram divididos em três grupos: anciãos, labiway e presidentes de associações.

Nesse sistema de governança as mulheres Suruí tem voz ativa. Mariana Suruí é uma das três mulheres parlamentares. Ela faz parte do clã kabãn e reconhece que “cada vez mais as mulheres tem espaço nas decisões e como líder espera estar preparada para representar seu povo”, completou Mariana Suruí.

Aos anciãos cabe a função de aconselhar os mais novos. “Nossa principal dificuldade é na logística para implementação do nosso plano de gestão. Temos que percorrer todas as aldeias e as distâncias são muito grandes. Mas entendemos que planejar e avaliar é o caminho”, destacou o conselheiro Mopiri Suruí.Durante o parlamento o labiway e – Saga Almir Suruí percorre todos os grupos participando de discussões.

“A organização de uma agenda para 2012 vai ajudar o meu povo a avançar no objetivo do parlamento” “o sistema de governança traz ações práticas dentro do território para um desenvolvimento mais justo”, frisou Almir Suruí.

Fonte URL: www.kaninde.org.br

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…