KANINDÉ

Paratodos – Ponto de Cultura Maloca Digital – Cultura Paiter Suruí

A equipe do programa Paratodos uma revista com enfoque na cultura popular e nas varias manifestações artística de todo o país, o programa faz parte da programação da TV Brasil a primeira emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação, estiveram aqui no estado fazendo gravações da cultura do Estado os Jornalistas Maiá Prado (repórter), Milton …(câmera) Rodrigo …(assistente) e o Técnico da Associação Kanindé Edimar Freires Ferreira “ XIS ” (fotografo) visitaram a aldeia Lapetanha.

 

Cultura Paiter. 

Com a finalidade de registra as ações culturais que esta sendo desenvolvidos pelos Suruí. a viagem teve inicio na sede da Associação Kanindé rumo da Aldeia Suruí Lapetanha  após alguns contratempos com a estradas chegássemos na Aldeia Lapetanha no inicio da noite e fomos recebidos pelo cacique da Mopirí Suruí..

Flechas e arcos usados pelos Suruí para casar, pescar, e guerrear assim como a educação foram uns dos temas abordados pelo coordenador de educação indígena Arildo.

O artesanato Suruí faz sucesso e foi mais um tema dos abordados na entrevista com mulheres Suruí os colares e pulseiras feitas da semente do tucumã algumas combinada com pecas de casco de Tatu fizeram a cabeça da equipe que ainda tiram um tempo para compra algumas peças.

O cacique da Aldeia Lapetanha Mopiri Suruí explicou sobre a agricultura a cultura dos Suruí das festas tradicionais, como a festa de criação do mundo/MAPIMAI, assim como do projeto de reflorestamento e do projeto de carbono e finalizou com a importância dos trabalhos do Ponto de Cultura Maloca Digital em unir a cultura Paiter Suruí, com a cultura digital visando à democratização da produção multimídia e a apropriação das novas tecnológicas digital.

 

Projeto de Reflorestamento Suruí.

O chefe do reflorestamento falou da importância de preservar a floresta, e seus recursos e da importância de si preservar as riquezas naturais para as futuras gerações fomos ainda ver em loco Visitamos o primeiro quadrado do reflorestamento onde varias espécies de arvores nativas da região como Mogno, Aroeira, ipê,açaí que ja foram plantadas nos anos 2008 e 2009 em áreas degradadas. 

 

Dança e Musica Paiter. 

Como não poderia ser diferente a dança e a musica também tiveram destaque na reportagem da TV Brasil onde os suruí poderão mostras  suas danças e suas musicas.

 

Feira de Alimentos Tradicionais.

No dia 05 fomos ate a aldeia Joaquim do Clã KABAM dos Suruí registra a realização de mais uma  feira de alimentos tradicionais realizados na aldeia essa feira já e realizada a mais de um ano com frequência de 15 a 15 dias como explicou o responsável pela organização da feira peixes,pupunha, batata doce,Porco do mato, macaco,banana são alguns dos produtos comercializados nas feiras que acontecem a cada 15 dias, durante a feira ainda foi possível registra uma competição de Arco e Flecha entre os Cãs GAMEBEY e KABANEY.

 

Ponto de Cultura Maloca Digital

No dia 05 seguimos de volta  a estrada com destino ao Ponto de Cultura Maloca Digital onde fomos recebidos pelo estagiário Ubiratan Suruí que falou de suas atividades diárias dentro do Ponto de Cultura como manutenção do local, atualização dos Blogs e de suas experiencias com a tecnologia. 

A missão do projeto é unir a cultura Paiter Suruí, com a cultura digital, para melhorar a qualidade de vida com o fomento da produção digital através de mídias livres com jovens indígenas da etnia Suruí, juntamente com a criação de um centro cultural denominado Maloca Digital e protagonizado por jovens indígenas da etnia Suruí ajuda a   democratiza a produção em multimídia e a apropriação das novas tecnológicas  digital com base na filosofia do  software livre.

As tecnologias digitais dispõem uma nova realidade à produção cultural com a agilidade no processo de produção e difusão da informação a linguagem digital é apropriada pelas novas gerações.

Produtos Finais outro ponto de destaque nas coberturas foram os produtos que serão lançados em breve.

Fonte: KANINDÉ
Fonte URL: http://wwww.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…