KANINDÉ

Operação prende invasores em parque de Rondônia

Operação ICMBio PARNA Pacás Novos e Terra Indígena Urueu-Wau-Wau
Operação ICMBio PARNA Pacás Novos e Terra Indígena Urueu-Wau-Wau

Brasília (13/05/2016) – Agentes de fiscalização do Parque Nacional de Pacaás Novos, em Rondônia, desbarataram, na quarta-feira (11), um grupo de invasores que promovia desmatamento no interior da unidade, na Terra Indígena Uru Eu-Wau-Wau, sobreposta aos limites do parque.
Com a chegada dos fiscais, o grupo conseguiu fugir, embrenhando-se pela mata, mas dois homens foram detidos e levados para a sede da Polícia Federal em Porto Velho (RO). Foram apreendidas, ainda, no local, quatro motocicletas.
A operação foi coordenada pelos servidores Ronilson Vasconcelos e Emilson Tavares e contou com o apoio da Companhia de Operações Especiais (COE) e PE Guajará Mirim/Sedam. “Os danos ambientais foram grandes. O mais grave é que afetaram área duplamente protegida (unidade de conservação e terra indígena), o que exige envolvimento dos vários órgãos do governo no combate a esse tipo de crime”, disse Vasconcelos.
O Parque Nacional de Pacaás Novos é um das mais importantes unidades de conservação da região. Abriga, nos seus 764.801 hectares, importante patrimônio cultural indígena. No interior da unidade, encontram-se índios das tribos Uru-Eu-WauWau e Uru-pa-in.
Neste ano, foram realizadas três operações para coibir a ocupação ilegal de quatro áreas no parque: Grotão, Tera Roxa, Tachi e rio Boa Vista. Essas ações fazem parte da Operação Nacional do Vale do Jamari, que tem o apoio da Coordenação Geral de Proteção (CGPro) e da Coordenação Regional 1 (CR-1), do ICMBio.
Na próxima terça-feira (17), ICMBio, Ibama, Funai e outras instituições governamentais vão se reunir em Porto Velho para criar uma força-tarefa de combate aos crimes de grilagem, desmatamento e extração ilegal de madeira nas unidades de conservação e terras indígenas do estado.
fonte: ICMBio
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…