KANINDÉ

Operação no Pará desocupa não-indígenas de Terra Indígena

De acordo com o Diário Oficial da União, o Ministério da Justiça autorizou a operação de desocupação de não-indígenas na Terra Indígena Apyterewa. A ação é realizada pela Funai em conjunto com o Ministério da Justiça, Ministério da Defesa, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra. A terra fica nas proximidades do município de São Felix do Xingu, no Estado do Pará.
A Terra Indígena Apyterewa é um território tradicional indígena do povo Parakanã homologado por decreto presidencial, em 19 de abril de 2007. O local faz parte do conjunto de terras indígenas afetadas pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte e sua regularização fundiária. No processo de licenciamento ambiental do empreendimento ficou decidido a retirada dos ocupantes não-indigenas dessa terra. Por esse motivo está sendo feito a desocupação dessas comunidades. A desocupação tem amparo em diversas decisões judiciais já proferidas.
Os Parakanã
Os Parakanã eram habitantes tradicionais da região entre os rios Pacajá e Tocantins, no Pará. O primeiro contato aconteceu na década de 70 por conta da abertura da BR-320, a Transamazônia. Por causa da construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, eles foram removidos de suas terras tradicionais.
Esse povo atualmente vive em duas terras indígenas diferentes. A primeira é denominada Terra Indígena Parakanã, localizada na bacia do rio Tocantins. Essa terra já está demarcada e possui a extensão de 351 mil hectares. A segunda é a Terra Indígena Apyterewa, com 773 mil hectares, dos quais 80% do território encontra-se ocupada irregularmente por não indígenas.
Fonte: Portal Amazônia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…