KANINDÉ

Oficina de Informática Básica direcionada para os Agentes Indígenas de Biomonitoramento

Oficina de Informática Básica foi realizada pela Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, em parceria com Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Forest Trends (USAID) em Cacoal – RO. A concretização dessa oficina se deu com 07 Agentes Indígenas de Biomonitoramento e com as três representantes de mulheres indígenas Paiter Suruí, no Centro de Formação Paiter Suruí.
Nos dias 29 a 31 de julho de 2016, foi finalmente realizada a oficina de informática básica para os Agentes indígenas de biomonitoramento e para as coordenadoras da Loja de Arte Paiter representada pelas mulheres Suruí. Antes de a oficina iniciar, os técnicos da Metareilá (Ubiratan Suruí e Oyexiener Suruí) ligaram as máquinas do laboratório e instalaram o programa de Microsoft Office para serem utilizadas na oficina.
No inicio da oficina foi apresentada para os participantes, o mapeamento cultural da Terra Indígena Sete de Setembro, que esta sendo feito pelos jovens indígenas Paiter Suruí, trabalho de uma parceria da associação Metareilá e a Google Earth. Ubiratan Suruí, responsável pela equipe informou a possibilidade da criação do mapa de monitoramento, a partir dos dados coletados pelos Agentes Indígenas Ambientais, Agentes Indígenas de Biomonitoramento e pela equipe de Vigilância Territorial da TI Sete de Setembro. Terminado a apresentação, foi pedido que cada um se apresentasse e depois foi então introduzido o objetivo da oficina e perguntado os conhecimentos básicos em Informática que eles já tinham ou não. Então a instrutora se colocou a trabalhar com os alunos, cada um em um computador. Miriam, Ubiratan e Oyexiener também estiveram acompanhando para dar apoio na organização.
Na oficina, a instrutora Lucimeire, abordou sobre o básico mesmo da informática, desde ligar o computador, criação de pastas, etc… Os participantes rapidamente conseguiam acompanhar o passo a passo de tudo que lhes era informado. Com o término da atividade proposta, os alunos optaram por trabalhar na criação de relatórios de atividades, os agentes de biomonitoramento optaram em criar tabelas de acordo com o formulário que usam durante o trabalho nas aldeias. As mulheres optaram em criar formulário de vendas, devido o trabalho na venda de artesanatos na loja.
O andamento da atividade durou três dias, nos outros dias as atividades foram similares à primeira, com aperfeiçoamento no Power Point para criar apresentação, além de aprender um pouco sobre o Excel.
Ao final da oficina, cada aluno fez apresentação do seu trabalho e falaram sobre as dificuldades que tiveram no decorrer da oficina. Todos os participantes falaram do curto tempo para aprender bastante coisa e avaliaram a oficina, como sendo uma ferramenta importante para fazer os trabalhos nas aldeias.
Fonte: Paiter

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…