KANINDÉ

Nova publicação da Kanindé sobre trabalho realizado no Pará

A mais nova publicação da Kanindé aborda o Etnozoneamento da Porção Paraense das Terras Indígenas Trombeta-Mapuera e Nhamundá-Mapuera, no Pará. O trabalho foi realizado pela Kanindé em parceria com o Governo do Pará, Projeto Conservação da Biodiversidade das Terras Indígenas do Pará, Associação dos Povos Indígenas do Mapuera e Equipe de Conservação da Amazônia. 

Segundo Vasco van Roosmalen, presidente da ECAM, "O projeto e seus produtos darão elementos e instrumentos fortes de gestão territorial para as comunidades indígenas do Mapuera e ajudarão em suas interações com o PNGATI, a FUNAI, o estado do Pará e parceiros na busca de soluções concretas para uma gestão sustentável que respeite a tradição e a história dos seus habitantes milenares e também os ajude a enfrentar os novos desafios e oportunidades que surgirem."

 

A Metodologia de Diagnóstico Etnoambiental Participativo foi desenvolvida pela Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé e aplicada em diversas  terras indígenas na Amazônia Brasileira (Metodologia de diagnóstico etnoambiental participativo e etnozoneamento em terras indígenas. Porto Velho, RO; Brasília: Kanindé, 2010.)

O procedimento demanda uma logística avançada e uma compreensão intensa de processos participativos e colaborativos com comunidades tradicionais. Esta metodologia, que envolve equipes indígenas e de especialistas como biólogos, antropólogos e outros profissionais,  foi reconhecida em 2008 pelo Prêmio Chico Mendes na categoria de Ciências e Tecnologia, e em 2011 como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

O trabalho recebeu o apoio da Fundação Gordon & Betty Moore, Funai, Fundação Skoll e Amigos da Terra Suécia.

Confira no link a publicação completa disponível em PDF.

 

 

Fonte: Kanindé

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…