KANINDÉ

Nova modalidade de desmatamento é identificada no Amazonas

Uma nova modalidade de desmatamento da Floresta Amazônica foi identicada, na sexta-feira (15), por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e policiais do Batalhão Ambiental. A ação foi descoberta durante a Operação Soberania, realizada no Sul do Amazonas.

De acordo com o Batalhão Ambiental, os madeireiros fazem cortes parciais, de cerca de dois terços, nos troncos das árvores com motoserras. Com a ação dos ventos, as árvores acabam caindo e os desmatadores pegam a madeira.

"Este novo modo operante dos criminosos dificulta o flagrante e a fiscalização, pois a floresta aparenta estar intacta, mas todas as árvores maiores já estão mortas. Além disso, coloca em risco a vida dos agentes da fiscalização, porque as árvores caem repentinamente. Por pouco uma equipe nossa não foi atingida", relatou o tenente Bruno Pereira, do Batalhão Ambiental.

O trabalho de identificação do desmatamento conta com imagens de satélites atuais, que mostram a evolução da devastação nos imóveis rurais. "O desmatamento ocorre em quatro fases: na primeira a floresta é desmatada, na segunda é colocado fogo na vegetação morta, na terceira é plantado pasto, e na quarta coloca-se gado na área", explicou o oficial.

Durante a ação realizada na sexta-feira (15), um pecuarista, proprietário de uma área florestal degradada, foi multado em quase R$5 milhões e teve as atividades da propriedade embargadas pelo Ibama.
 

Fonte: G1 RONDÔNIA
Fonte URL: http://wwww.g1.com.br

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…