KANINDÉ

Nota Pública do Parlamento Paiter Surui

O Parlamento Paiter Suruí, reunido no dia 28/01/2015, vem publicamente se manifestar sobre as calúnias publicadas pelos jornais “Porantim” e “Nortão”, e a “Nota de Esclarecimento” de alguns indígenas Paiter Suruí, reproduzidas em outros sites nacionais e internacionais. 

(baixar Nota Pública assinada)

Informamos a todos que o Parlamento Paiter Suruí não foi consultado e que repudiamos as declarações feitas, por serem mentirosas e terem o único objetivo de promover o conflito entre o povo Paiter Suruí.

Lamentamos que indígenas envolvidos com o roubo de madeira na Terra Indígena Sete de Setembro tenham tanto espaço junto à Coordenação Regional de Cacoal da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Vilhena) e o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), e que esses órgãos apoiem esse tipo de ilegalidade e ainda contribuam para que essas pessoas – que estão causando a destruição da floresta em beneficio próprio, sem nenhuma repartição de benefícios para as comunidades, sem dar nenhuma condição para substituir a madeira roubada por projetos de sustentabilidade econômica e ambiental – se fortaleçam na articulação para destruir o Projeto Carbono Suruí, que foi pensando e vem sendo executado pelo próprio povo Paiter Suruí.

Na Nota de Esclarecimento, estes indígenas assumem que roubam madeira: o que fará o Ministério Público, a FUNAI e a Polícia Federal?

Por que os órgãos responsáveis pela proteção ambiental do território indígena não exigem que os envolvidos com o roubo da madeira digam quem são os que os aliciam e onde estes têm aplicado os recursos oriundos desse roubo?

O CIMI vai denunciar esse roubo da madeira e os envolvidos com o roubo? Ou vai colocar ladrão de madeira para se fazer de vítima no “Porantim”?

Perguntamos à CR da FUNAI, ao DSEI/Vilhena e ao CIMI e aos que defendem os que estão destruindo os recursos naturais da Terra Indígena Sete de Setembro: Apenas os que roubam madeira têm direito?

Por que os indígenas que têm lutado pelo desenvolvimento sustentável e pela autonomia dos Paiter Suruí não recebem o mesmo tratamento?

Por que nós, que defendemos o Projeto de Carbono Suruí, não somos ouvidos e apoiados da mesma forma que são os que roubam nosso território?

Por que um projeto que garante a vida das gerações futuras, a floresta em pé, a conservação de nossos animais, o desenvolvimento sustentável e a autonomia dos indígenas não recebe o mesmo direito?

Queremos alertar ao público que o único objetivo dos que apoiam e dos que roubam madeira da terra indígena é promover o conflito entre o povo para, desta forma, dominá-los e impedir a autonomia e o desenvolvimento sustentável do território indígena.

Defendemos que os órgãos públicos promovam a proteção de nosso território e, para os que roubam a madeira de nossa terra, que seja aplicada a lei.

Queremos deixar claro que somos a favor e defendemos o Projeto Carbono Florestal Suruí e que nosso líder Labiway Esaga Almir Narayamoga Suruí tem todo o nosso apoio e credibilidade.

ASSOCIAÇÕES PAITER SURUÍ:

Instituto de Educação de Jovens e Adultos para a Cidadania – IEJAC (sede: Aldeia Amaral)

Associação Garah Pameh (sede: Aldeia Apoena Meirelles)

Instituto Florestal Yabner Suruí (sede: Aldeia Joaquim)

Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí (sede: Aldeia Lapetanha)

PARLAMENTARES:

Almir Narayamoga Suruí (Labiway Esaga – Líder Geral do Parlamento)

Naraykosar Júlio Suruí

Chicoepab Suruí

Itabira Suruí

 

ANCIÃOS:

Napoh Suruí

Mopiri Suruí

André Suruí

Agamenon Suruí

Fonte: Parlamento Paiter Surui
Fonte URL: http://www.kaninde.org.br/upload/2015/02/notapublica_parlamentopaitersurui_1423063733.pdf

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…