KANINDÉ

Nota de despedida a Rieli Franciscato


NOTA DE  DESPEDIDA A RIELI FRANCISCATO

A Associação de Defesa Etnoambiental vem manifestar sua admiração e respeito pelo trabalho em defesa dos povos indígenas e se despedir seu fundador o indigenista Rieli Franciscato – Coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Uru-eu-wau-wau, no Estado de Rondônia, que faleceu no dia 09 de setembro de 2020.

Rieli  era conhecido como um dos maiores indigenista na defesa dos Indios Isolados, e no Estado de Rondônia atuou na proteção da Terra Indígena Uru-eu-wau-wau, onde tinha a preocupação com a defesa dos três grupos de índios isolados que vivem na Terra Indígena Uru-eu-wau-wau/Parque Nacional de Pacaás Novos. Era um indigenista incansável na defesa da vida dos indígenas

Rieli Franciscato morreu atingido por uma flecha ao se aproximar de indígenas isolados, estava ali fazendo o que mais gostava e queria, protegendo os índios isolados de saírem e terem contato com toda a pressão que envolvem a região desde invasão de garimpeiros, caçadores, madeireiros, enfim de toda a tragédia que envolve a Terra Indígena Uru-eu-wau-wau que tem invasões de grileiros, madeireiros, caçadores, pescadores, garimpeiros, de políticos irresponsáveis que ficam fazendo pressão no Congresso para diminuir a terra e ao mesmo tempo incentivam as invasões.

A flecha que entrou no peito do Rieli é resultado desse sistema opressor, de uma FUNAI que não cumpre seu papel e não protege nada, que deixa seus servidores sem as condições necessárias para cumprir sua missão.

Rieli e os índios isolados são vitimas de uma sistema de Governo que promove a invasão nas terras indígenas. Esse contexto de opressão e invasão que vive a Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e toda a violência que vem sendo praticada contra os indígenas pelos invasores tem que ser exposta, pois revela a necessidade de medidas protetivas, de apoio aos povos isolados e contatados.

Nesse momento de dor, queremos mostrar ao mundo a importância do trabalho de Rieli e que esse trabalho tem que ter continuidade com profissionais que sejam realmente conhecedores deste tipo de atividade, que tenham compromisso com a vida dos indígenas….

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…