KANINDÉ

Mulheres indígenas discutem políticas públicas em Rondônia

O 1º Encontro de Mulheres Indígenas de Rondônia reunirá cerca de 70 mulheres de todas as etnias do Estado. O evento acontece nesta terça-feira (21) e, de acordo com uma das organizadoras Valdeniza Karitiana, o principal tema será o fortalecimento da participação das indígenas nas políticas públicas.
A ideia de realizar o evento surgiu da necessidade de fortificar o movimento das mulheres indígenas. ‘‘O encontro foi uma demanda apresentada pelas próprias indígenas. Isso porque os conflitos nas terras indígenas têm avançado muito, ao mesmo tempo que as mulheres se distanciam da discussão de políticas indígenas’’, alertou.
O encontro é uma forma de reaproximar as mulheres nas discussões indígenas. ‘‘Elas tomaram essa decisão de fortalecer junto com as lideres indígenas o debate sobre os problemas e soluções sobre questões como desmatamento e os impactos ambientais que vem acontecendo nas fronteiras. Além da educação e saúde’’, disse Karitiana.
Desafio
Na avaliação de Valdeniza, são poucos os avanços e muitos os desafios para as mulheres indígenas. ‘‘O desafio atual é trazer essas mulheres para discutir as políticas públicas. Precisamos fortalecer elas, motivar para que se inteirem do que está acontecendo de fato com nossas terras indígenas’’, alertou
O evento é organizado pela Associação de Defesa Etnoambiental- Kanindé, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Coordenadoria dos Povos Indígenas e pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam).
Participam das palestras representantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau), Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e do Ministério Público Federal (MPF/RO). O encontro é no Centro de Formação Kanindé, localizado na estrada da Areia Branca, KM 14 (Direita).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…