KANINDÉ

Mulheres indígenas de MT usam a internet para vender biojoias

Para aumentar a renda, indígenas da etnia Umutina passaram a vender os artesanatos produzidos nas aldeias no município de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, na internet. Os colares, pulseiras, brincos e anéis são produzidos a partir de sementes e fibras naturais, principalmente o tucum. Os preços variam de R$ 10 a R$ 600.
Elas criaram uma marca própria, Bôloriê Umutina, e uma página numa rede social, contendo informações sobre as peças e os lugares onde os artesatos estão sendo vendidos. Além das biojóias, serão vendidos também cestos, escultura em madeira, bolsas, abanadores, arco e flecha e quadros. As peças poderão ser entregues para todo o país.
Os índios participaram de uma oficina ministrada na terra indígena, em Barra do Bugres, neste mês. Cerca de 90 pessoas participaram do evento. Eles estão tendo o apoio do projeto Territórios Criativos indígenas, Arte e Sustentabilidade, do Ministério da Cultura e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Heidilaine Corezomae, que produz biojoias há sete anos, explica que, dependendo do material, demora até três dias para fabricar uma peça. “Temos que pegar o tucum, colocar para secar e depois que vai para a confecção”, disse. Heidilaine disse ainda que com projeto poderá ajudar a família. “É uma maneira de contribuir com a renda familia”, citou.
Elas recebem encomendas por e-mail e também vendem as peças no Museu de Arte Sacra e Museu Histórico de Cuiabá. Um site também deve ser lançado para a venda das peças. A previsão é que até dezembro deste ano a página já esteja no ar.
A coordenadora do projeto Ludmila Brandão explicou que o projeto teve ínicou ano passado e até a ídeia está sendo amadurecida. “Começaram no final do ano passado e devem terminar em dezembro. Os indígenas tiveram um preparo, uma especialização para isso”, pontuou.

Fonte URL: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/08/mulheres-indigenas-de-mt-usam-internet-para-vender-biojoias.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…