KANINDÉ

Movimentos sociais e ONGs apresentam contribuições para a Estratégia Nacional de REDD+ (ENREDD+)

Representantes dos movimentos sociais e de ONGs ambientalistas se reuniram no último dia 8 de novembro com o Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Carlos Kink. Na pauta, contribuições da sociedade organizada para a Estratégia Nacional de REDD+ (ENREDD+) que vem sendo formulada pelo MMA. A iniciativa do encontro foi deste Observatório do REDD em parceria com o Observatório do Clima.

As sugestões foram elaboradas em encontros presenciais e à distância, com a participação de representantes de 24 instituições de oito estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, que desenvolvem atividades ligadas ao REDD+. Os pontos discutidos abordaram temas como financiamento, salvaguardas, distribuição de benefícios, entre outros.

Rubens Gomes, presidente do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), destacou durante o encontro no MMA, a importância das contribuições da sociedade civil nesse momento de formulação de políticas. E pediu mais espaços de diálogo entre o MMA e os Observatórios do Clima e do REDD, além de outras esferas do governo.

Representantes dos movimentos sociais, presentes da reunião, relataram que a equipe da secretaria mencionou que as discussões sobre a ENREDD+ estão em processo de consolidação dentro do governo e deve se tornar uma ação interministerial, incluindo, além do MMA, Itamaraty, Casa Civil e os Ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Ciência e Tecnologia.

Próximos passos – Ao final do encontro, o secretario Klink garantiu que vai avaliar as contribuições dos movimentos sociais e que apresentará uma resposta ao grupo. Garantiu também que vai manter os movimentos sociais e ONGs informados sobre os encaminhamentos da ENREDD+. Um novo encontro deverá ser marcado brevemente.

Participaram da reunião, por parte do governo: Carlos Klink (Secretário SMCQ/MMA), Natalie Unterstell (Departamento de Mudanças Climáticas), Leticia Guimarães (DMC), Alexandre Avelino (DMC), Camila Pianca (consultora/MMA). Pelos movimentos sociais: Laurent Micol (ICV), Carlos Rittil (WWF), Fernanda Carvalho (TNC), Priscila Baião (CI), Felipe Bodens (Rede;  GTA), Rubens Gomes (Rede GTA), Victor Salviati (FAS), Mariano Cenamo (IDESAM), Andrea Azevedo (IPAM).

Fonte: Ascom/GTA

 

 

Fonte: GTA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…