KANINDÉ

Livro analisa o percurso dos 10 anos da certificação socioambiental na agropecuária brasileira

 O trabalho foi realizado pelo IMAFLORA, organização pioneira no desenvolvimento e aplicação da certificação da Rede de Agricultura Sustentável Rainforest Alliance Certified™ no Brasil

 

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola lançou, no dia 15 de maio, o livro “A busca pela sustentabilidade no campo –Dez anos da Certificação Agrícola no Brasil”, organizado pelo gerente de certificação agrícola da ONG, Luis Fernando Guedes Pinto. 

 

A publicação, que pode ser baixada livremente na página eletrônica do IMAFLORA, registra a experiência da Organização, que há 18 anos, com uma equipe ainda muito pequena, tinha a ambição de promover mudanças na agricultura brasileira e encontrou na certificação socioambiental parte das respostas para a questão chave que se colocava: como tratar a conservação dos recursos naturais, produzir com alta qualidade e aliar a isso uma boa gestão socioambiental.  

 

“A sustentabilidade não estava em pauta. Também sabíamos pouco sobre o que a certificação poderia representar do ponto de vista da inovação”, lembra Luis Fernando, que cita o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de certificação da Rede de Agricultura Sustentável Rainforest Alliance Certified™ ao longo de 15 anos, como um dos marcos do processo e a necessidade de uma visão de longo prazo sobre o tema como um dos desafios postos.

 

Os anos em campo, depois referendados por um estudo independente sobre os efeitos da certificação, permitem afirmar que  os empreendimentos que aderiram à norma da Rede de Agricultura Sustentável ganham em gestão, passam a conhecer melhor sua propriedade e seu negócio, melhoram suas práticas em relação ao meio ambiente, têm trabalhadores treinados, produzindo em condições dignas, com motivação e eficiência; além do acesso à inovação e a mercados bastante exigentes.

 

O livro tem ainda outras preocupações: mostrar como a certificação socioambiental produz benefícios para a sociedade como um todo, na medida em pode direcionar a agropecuária tropical no caminho da sustentabilidade, mas que não esgota como resposta para a complexidade das questões que acompanham o setor. As participações pública e privada, extensão rural, crédito, pesquisa, são alguns dos instrumentos citados como aliados da certificação: “A busca da certificação sem o seu uso para a evolução contínua do negócio é um desperdício”, diz Luis Fernando. 

 

Finalmente, “A busca pela sustentabilidade no campo – Dez anos da Certificação Agrícola no Brasil”, desmistifica a ideia de que a certificação socioambiental é um instrumento inacessível e relata a experiência de grupos e associações de médios e pequenos com a ferramenta. “A forma como será implementada em cada empreendimento é única, é individual”, afirma o gerente do IMAFLORA. 

Para conhecer a publicação na íntegra, acesse o link http://www.imaflora.org/downloads/biblioteca/5374c35ad6370_livro_imaflora_10anos-certificacao_DIGITAL.pdf

Fonte URL: http://www.imaflora.org/downloads/biblioteca/5374c35ad6370_livro_imaflora_10anos-certificacao_DIGITAL.pdf

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…