KANINDÉ

Lideranças indígenas Suruí visitam a SESAI

Lideranças indígenas da etnia Suruí, do estado de Rondônia, estiveram na tarde desta quarta-feira (26) com o secretário da SESAI, Antônio Alves de Souza, para reafirmar o compromisso de parceria e construção de agenda conjunta em prol das melhorias da saúde indígena na região do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena.

Divididos em 24 aldeias e com 13 Conselhos Locais de Saúde Indígena (CLSI), a população é composta por 1.350 indígenas, que se organizam por meio de um Parlamento, cujos líderes se reúnem mensalmente para debater as questões da comunidade. Dentre os problemas relatados pelas lideranças indígenas estão os agravos ligados à tuberculose e atendimentos especializados de média e alta complexidades, além da questão do saneamento e abastecimento de água.

As lideranças apresentaram, também, demandas ligadas à educação e formação de indígenas na área de saúde, além de projetos que garantam a subsistência da comunidade como aqueles ligados à piscicultura, dentre outros.

O secretário Antônio Alves demonstrou sua preocupação com a formação de profissionais indígenas e falou das articulações com as demais Secretarias do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Sobre os projetos de maior amplitude, Antônio Alves falou sobre o Comitê de Gestão Integrada das Ações de Atenção à Saúde e de Segurança Alimentar para a população Indígena, criado pela Presidência da República, com o objetivo de unir esforços intersetoriais e interministeriais que promovam melhorias na assistência à saúde e à segurança alimentar da população indígena brasileira.

Segundo Antônio Alves, a autonomia dos DSEI já garantiu a descentralização de recursos importantes para aquisição de equipamentos, alimentação, dentre outros, além de agilidade em reformas de Casas de Saúde Indígena, postos de saúde e implantações de obras de saneamento e com o expressivo aumento do orçamento da SESAI previsto para 2013 a expectativa é que a maioria das demandas reprimidas sejam sanadas.

O líder indígena Almir Suruí colocou o grupo à disposição e como parceiro na construção da saúde indígena e se comprometeu a apresentar ao secretário Antônio Alves uma agenda de visitação e participação na Assembléia Geral do Parlamento, que será realizada em dezembro, oportunidade em que o secretário visitará aldeias da região.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…