KANINDÉ

Líder indígena Almir Suruí se emociona ao receber título de Doutor “Honoris Causa”da UNIR

Com o auditório da UNIR-Centro lotado e na presença de vários indígenas do povo Suruí, além de autoridades, o líder indígena Almir Narayamoga Suruí, de 38 anos, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” das mãos da reitora da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professor doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho. Além da outorga de título, Almir Suruí foi saudado com a leitura de seu histórico de vida e de defesa dos direitos humanos do Povo Suruí e demais povos indígenas. A leitura foi feita pelo professor doutor Dorisvalder Dias Nunes.

A sessão solene foi apreciada por representantes de órgãos importantes na mesma luta de Almir Suruí a favor dos direitos humanos indígenas, tais como o representante da Secretaria de Direitos Humanos, Biel Rocha, Major César da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o procurador do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, o secretário municipal do Meio Ambiente, Edijales Benicio, o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Urarivê Suruí, e a secretária estadual do Meio Ambiente, Nanci Maria Rodrigues, além de professores, famílias do Povo Suruí e sociedade.

O líder indígena emocionou-se ao iniciar o discurso de agradecimento. “Gostaria de agradecer a professora Berenice e demais professores do departamento de Geografia. Me sinto honrado por esta homenagem histórica  em Rondônia e dedico à minha mãe e a toda minha família, que me educaram e apoiaram minha luta pelo desenvolvimento sustentável e pelos direitos humanos”, agradeceu Almir.

A reitora, Berenice Tourinho, expos a importância da outorga do título de Doutor Honoris Causa à Almir Suruí. “O título oferecido por uma universidade pública deve levar em conta o compromisso do agraciado com as lutas e a resistência de ontem e da atualidade por causas que enobrecem a humanidade”. No final do discurso, Berenice enfatizou que “o título representa o desejo da UNIR em homenagear e apoiar a luta de todos os povos indígenas de Rondônia”.

Como um grande guerreiro, Almir tem ideias modernas e postura de liderança nata, qualidades que o credenciam como mediador na luta pelos direitos dos primeiros habitantes da Amazônia e a deixa claro a necessidade do envolvimento dos não-índios. “A contribuição de todos é bem vinda, não somente para a melhoria de vida dos povos indígenas, como para a humanidade”, agradeceu Almir Suruí.

 

Fonte: UNIR
Fonte URL: http://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=7708

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…