KANINDÉ

LACED, SECADI e FIOCRUZ lançam livro da série Via dos Saberes

Via dos Saberes é uma série de livros em versões impressa pelo MEC e disponibilizada em formato digital (para download gratuito), originalmente concebida dentro dos quadros do Projeto Trilhas de Conhecimentos: o Ensino Superior de Indígenas no Brasil realizado pelo LACED no período de 2004 a 2009.

O livro Saúde Indígena: uma introdução ao tema, organizado pelas sanitaristas Luiza Garnelo e Ana Lúcia Pontes, é o quinto da série, e trata da saúde indígena no contexto contemporâneo com foco nos avanços e nas dificuldades na construção do Subsistema de Saúde Indígena.

As temáticas trabalhadas foram escolhidas com a finalidade de atender às demandas apresentadas pelos debates fomentados em diversos cursos de formação de professores e em outros espaços de troca e de diálogo entre sujeitos de tradições culturais distintas.

O livro se propõe a discutir as temáticas em 10 artigos de diferentes autores, divididos em capítulos, com ênfase em dimensões políticas e técnicas, além da organização da assistência, formação de pessoal e interfaces com a política indígena e indigenista, no âmbito da construção do subsistema de saúde indígena. Pretende, ainda, contribuir para a formação de professores e agentes indígenas de saúde e outros profissionais do campo, além de propiciar ao leitor que se introduz nesse tema uma visão geral sobre o assunto.

Luiza Garnelo é sanitarista e antropóloga, com doutorado em ciências sociais/antropologia. Com ampla experiência de gestão de projetos de pesquisa e intervenção, na formação de pesquisadores em diversos níveis, sua produção científica tem abordado políticas de saúde indígena; organização da atenção básica; etnografias de práticas sanitárias, sistemas tradicionais de doença cura e cuidados à saúde e controle social em saúde indígena. Há vários anos desenvolve atividades de pesquisa, capacitação e assessoramento às organizações indígenas na região do Alto Rio Negro, no campo da saúde indígena. É pesquisadora do Instituto de Pesquisas Leônidas e Maria Deane, da Fiocruz Amazônia.

Ana Lúcia Pontes é médica sanitarista, mestre e doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Atualmente é professora-pesquisadora na Escola Politécnica Joaquim Venâncio, unidade da Fiocruz no Rio de Janeiro e se dedica a pesquisa, ensino e cooperação técnica na área de educação profissional em saúde. Há três anos está envolvida com a formação dos Agentes Comunitários Indígenas de Saúde do Alto Rio Negro

Fonte URL: http://laced.etc.br/livros_saude.htm

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…