KANINDÉ

Kanindé realiza oficina com os índios Cinta Larga para a elaboração do etnozoneamento da Terra Indígena

 A equipe de técnicos e pesquisadores da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé acaba de retornar da TI Roosevelt onde concluiu o mapa do Etnozoneamento da Terra Indígena.  A oficina foi realizada na aldeia 14 de abril sob o comando de Ivaneide Bandeira e coordenação de Ivanete Bandeira, atual coordenadora geral da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. O trabalho vem sendo desenvolvido há dois anos, a partir do Diagnóstico Etnoambiental Participativo e Etnozoneamento da Terra Indígena Roosevelt, que vem sendo realizado pela Kanindé em parceria com a FUNAI e o Conselho do Povo Cinta Larga.  

A oficina de Etnozoneamento faz parte de uma série de ferramentas colaborativas estratégicas para o processo de construção do Diagnóstico Etnoambiental Participativo e Etnozoneamento da Terra Indígena Roosevelt, que vem sendo realizado pela Kanindé em parceria com a FUNAI e o Conselho do Povo Cinta Larga. Neste processo, já foram realizadas oficinas de noções básicas de cartografia, GPS, mapeamento colaborativo, de avaliação ecológica e calendário ecológico que geraram informações para o etnozoneamento.

A atividade teve como objetivo central discutir as categorias de uso, ocupação e estratégia de segurança territorial, que subsidiaram a construção do planejamento estratégico da gestão territorial da TI Roosevelt.

As categorias foram definidas pela comunidade e divididas em zonas de monitoramento ambiental, de ocupação, de coleta e de reserva. Cada uma delas será validada em campo na sequência das atividades, explica a coordenadora da Kanindé Ivanete Bandeira.

Segundo Ivaneide Bandeira, historiadora da Kaninde, responsável pelo trabalho junto aos indígenas, “o processo de etnozoneamento é um passo fundamental para o planejamento da gestão de um território indígena, pois desperta um sentimento de soberania territorial”.

O próximo passo será a estruturação de todas as informações colhidas durante o Diagnóstico Etnoambiental Participativo e Etnozoneamento da Terra Indígena Roosevelt, que vem sendo realizado pela Kanindé em parceria com a FUNAI e o Conselho do Povo Cinta Larga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…