KANINDÉ

Kanindé participa da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Mobilizar os diversos atores do sistema de garantia de direitos, contabilizando a sua participação dentro dos 52 municípios do estado de Rondônia é o objetivo da VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve inicio na manhã desta segunda-feira (4), no auditório do Hotel Aquários.

A Conferência é uma realização do Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente (CONEDCA) em parceria com as secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e Assistência Social (Seas) e traz como tema deste ano “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”.

“Para a organização desta conferência foi criada uma comissão composta por representantes de instituições governamentais que trabalham diretamente com a política de direitos de crianças e adolescentes e representantes dos conselhos municipais e estadual”, explicou Francisco Magalhães que é membro da Comissão organizadora da conferência e gerente de políticas para criança, adolescente e juventude da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

Na solenidade de abertura, autoridades do poder público, representantes de Conselhos e os principais atores desta conferência, as crianças e os adolescentes, expuseram suas expectativas com relação aos encaminhamentos para a conferência nacional.

“Estamos aqui não apenas para participar, mas para encaminhar o processo dessa conferência. Somos nós os protagonistas desse debate que vai colocar em pauta todos os nossos anseios, que serão levados para o debate da Conferência Nacional”, destacou Samuel Soares representante do Coletivo Jovem.

De acordo com Claudio José, presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente (CONEDCA), o objetivo desta conferência é voltar-se para as prioridades e situações típicas do nosso estado. “Devemos pontuar as necessidades das nossas crianças e adolescentes partindo da realidade local dos nossos municípios”, afirma.

“Nossa perspectiva para esta conferência é de formular propostas no âmbito da efetivação da política de garantia de direitos, dando diretrizes para os atores do sistema de garantia de direitos, mobilizando a construção de uma política permanente”, pontuou Francisco Magalhães.

Participaram da solenidade de abertura da conferência, Marcelo Nascimento, coordenador nacional do Sistema de Garantia de Direitos; Marcos Terssila, promotor de justiça da Infância e Juventude; Fernando Oliveira, secretário da Sejus, Marinélio de Souza, representante do Fórum Estadual e Berenice Tourinho, reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

A Conferência segue até o dia 6, onde serão ministradas palestras, dinâmicas e debates sobre a temática, além, da eleição dos delegados para a Conferência Nacional.

 

Fonte: PORTAL DO GOVERNO DE RONDÔNIA
Fonte URL: http://www.rondonia.ro.gov.br/noticias.asp?id=14272&tipo=Mais Noticias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…