KANINDÉ

Kanindé e UNIR ministram Curso de Gestão de Áreas Protegidas

O curso promove a aquisição de conhecimentos sobre a legislação ambiental e indigenista, além do procedimento metodológico para a realização de diagnósticos etnoambientais participativos e a elaboração de etnozoneamentos e planos de gestão e manejo.
20160620_145649
Iniciou nesta segunda-feira, dia 20 de junho de 2016, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o III Curso de Gestão de Áreas Protegidas. O curso tem o objetivo de promover a aquisição de conhecimentos sobre a legislação ambiental e indigenista, além do procedimento metodológico para a realização de diagnósticos etnoambientais participativos e a elaboração de etnozoneamentos e planos de gestão e manejo.
Nesta edição o curso, ministrado pela Kanindé, foi configurado para atender o perfil de estagiários e voluntários da associação e de alunos do primeiro período de graduação em Geografia da UNIR, ampliando a oportunidade à Universidade, dando retorno ao Programa de Pós Graduação em Geografia da UNIR, o qual certifica todos os cursos através de parceria firmada.
20160620_141123Atualmente, Rondônia possui 2.983.875 hectares em Unidades de Conservação (áreas protegidas) federais, 2.206.860 hectares em Unidades de Conservação estaduais, além de 4.168.105 hectares distribuídos nas Terras Indígenas (TI). São grandes proporções de terra para proteger e pouco corpo técnico funcional para trabalhar. Somando-se a isso, o avanço do desmatamento aumenta a importância da proteção eficaz e o valor ambiental dessas áreas.
Este curso é uma oportunidade para entender o processo de gerenciamento das áreas protegidas e não se tem registros de cursos com essa estrutura dentro do estado.
O curso acontecerá todas as segundas e quintas, das 14h às 18h, entre os dias 20 de junho e 18 de julho na sala 01 do prédio do Centro de Estudos Geográficos e Sócio-Ambientais da Amazônia – CEGEA, Campus UNIR. Também haverá uma aula prática prevista para acontecer no dia 16 de julho, no Centro de Formação e Cultura Kanindé, onde os alunos terão oportunidade de aprender metodologias de estudos biológicos e uso de GPS.
No encerramento, dia 18 de julho, das 14h às 18h, será realizada uma mostra técnico-científica, onde voluntários e consultores da Kanindé levarão seus trabalhos à exposição com o objetivo de mostrar, aos cursistas e ouvintes do curso, as atividades desenvolvidas pela associação na gestão e defesa das áreas protegidas.
UC ROpng

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…