KANINDÉ

Kanindé e Metareilá juntas no reflorestamento da Amazônia

Localizada entre os municípios de Cacoal e Espigão d’Oeste, em Rondônia, a Terra Indígena Sete de Setembro tem aproximadamente 248 mil hectares e cerca de 1,3 mil habitantes. Há aproximadamente 30 anos, a área sofre com a extração ilegal de madeira, o que tem gerado sérios problemas ambientais e socioculturais. Estes também são fatores que atuam nas mudanças climáticas e contribuem para a redução da biodiversidade.  

Na contramão do desenvolvimento irresponsável e sempre lutando pelo meio ambiente, a Kanindé realiza em parceria com a Associação Metareilá do povo Paiter Suruí um curso para viveiristas indígenas que acontece desde 2014. A atividade mais recente foi na aldeia Lapetanha nos dias 15 e 16 de setembro.

Os indígenas colocaram a mão na massa e buscam reflorestar as áreas degradadas com espécies nativas e frutíferas. Até dezembro deste ano, a expectativa da Metareilá é que cerca de 50 mil novas mudas sejam produzidas no local. Vale ressaltar que desde 2003 o povo Paiter Suruí luta para recuperar a floresta. A engenheira florestal Selma Brotto acompanha das atividades do viveiro na Lapetanha e além de orientar as técnicas a serem utilizadas, vai conduzir o projeto até o final, quando será feito o plantio das mudas.

A atividade conta também com o apoio da Fundação Moore e da Ordens Vänner (Amigos da Terra – Suécia).

whatsapp-image-2016-10-02-at-11-32-07

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…