KANINDÉ

Kanindé disponibiliza ficha de inscrição para o Prêmio Culturas Indígenas

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PRÊMIO CULTURAS INDÍGENAS 4ª EDIÇÃO – RAONI METUKTIRE.

INFORMAÇÕES BÁSICAS

1. Qual é o nome da iniciativa de fortalecimento e valorização cultural?

Dica: Sugerimos que o nome da iniciativa seja definido após a elaboração de todo o projeto.

2. A sua iniciativa está concorrendo a que categoria?

(   ) Categoria A: R$ 20.000,00 (serão contemplados 30 projetos)

Esta categoria visa premiar iniciativas culturais que envolvam mais de uma comunidade ou povo indígena.

(   ) Categoria B: R$ 15.000,00 (serão contemplados 70 projetos)

Nesta categoria poderão ser inscritas qualquer iniciativa realizada por uma, ou mais de uma comunidade ou organização indígena.

 

INFORMAÇÕES SOBRE QUEM ESTÁ APRESENTANDO A INSCRIÇÃO DA INICIATIVA

3. Indique abaixo com um (X), quem é o proponente da iniciativa:

( ) Organização Indígena

( ) Pessoa indicada pela comunidade

 

SE FOR ORGANIZAÇÃO INDÍGENA RESPONDA:

4. Nome da Organização

5. Nome do presidente da Organização

6. CNPJ

7. Quais são os povos e comunidades representados pela organização de acordo com seu estatuto?

 

SE FOR PESSOA INDICADA PELA COMUNIDADE RESPONDA:

 8. Nome da pessoa indicada pela(s) comunidade(s)

9. CPF

10. Qual é o nome do(s) cacique(s) ou liderança(s) maior(es) da(s) comunidade(s)?

 

INFORMAÇÕES DE CONTATO

11. Endereço completo para correspondência com o responsável pela iniciativa:

(Rua, Estrada, Avenida, etc – Número – Complemento – Bairro)

Cidade

Estado

CEP

12. Telefones: (indique a operadora dos telefones celulares)

13. Endereço eletrônico (indique se houver)

Email (pode ser mais de um):

Nome no Skype:

Site:

Facebook:

Twitter:

 

14. Dados bancários:

Nome do banco:

Número da agência:

Número Conta: (indique se é conta corrente ou poupança)

Caso o responsável não possua conta bancária indique o número da agência da Caixa Econômica Federal mais próxima para recebimento do Prêmio por ordem de pagamento.

 

INFORMAÇÕES SOBRE A(S) COMUNIDADE(S) INDÍGENA(S) PROPONENTE(S)

15. Qual é o nome do povo indígena ao qual pertencem os membros da comunidade? Se mais de um povo participar da iniciativa de valorização cultural, digam o nome de todos eles.

Dica: Se além do nome pelo qual o povo é conhecido pelos não índios, o povo se autodenominar de outra forma, digam também.

 

16. Qual é o nome da comunidade indígena? Se mais de uma aldeia ou comunidade participam da iniciativa, digam o nome de todas.

17. Qual é o nome da Terra Indígena onde vive a comunidade? (Se houver). Se comunidades de mais de uma Terra Indígena estiverem participando da mesma iniciativa cultural, digam o nome de todas elas.

Dica: Caso a comunidade esteja em um lugar que não é terra indígena, como um bairro ou um assentamento, então vocês devem dizer isso na resposta.

18. Qual é o endereço da comunidade?

Dica: Informar o endereço completo para que as cartas ou encomendas enviadas pelo Prêmio possam chegar até vocês. Dizer o nome da cidade, estado e o CEP.

19. Quais são os números de telefones para contato com a comunidade?

Dica: Informar DDD. Se for celular, indicar a operadora. Colocar o nome do contato de cada número.

20. Quantas pessoas moram na comunidade? Se mais de uma comunidade participar da iniciativa, vocês devem dizer quantas pessoas existem em cada uma delas.

Dica: Digam em que ano foi feita a contagem, e se foi realizada pela própria comunidade ou por alguma equipe de educação, saúde ou outra.

21. Qual é a situação do lugar onde vive a comunidade?

Dica: A comunidade vive em área rural ou urbana?

A área é reconhecida como Terra Indígena pelo governo? Se a terra não é reconhecida quais são as dificuldades para o seu reconhecimento? Quais são os problemas que a comunidade enfrenta em função disto?

Se a comunidade vive em área urbana, o que motivou o deslocamento das famílias para a cidade? Quais são os principais problemas que enfrentam em decorrência disto? As famílias vivem próximas uma das outras ou vivem em diferentes bairros da cidade?

22. Qual é a situação ambiental da comunidade?

Dica: Descrevam as condições ambientais do local em que vive a comunidade.

A área está preservada ou foi devastada?

Existem animais para caçar ou pescar? A terra é boa para plantação?

Que tipo de plantas vocês cultivam? É possível buscar produtos na mata?

Descreva os recursos hídricos (rios, córregos, igarapés, lagos, cacimbas, etc.) que a comunidade dispõe para atender suas necessidades. A água é de boa qualidade? Quais são os problemas que afetam os recursos hídricos existentes?

Se a comunidade vive em área urbana, as famílias possuem água encanada? Esgoto sanitário?

Existem outros problemas que afetam a subsistência das pessoas que vivem na comunidade? Quais?

23. Existem interferências de fora que ameaçam a situação ambiental da comunidade?

Dica: Expliquem se o local fica perto de estradas, de fazendas ou de cidades. Digam se essas estradas atravessam o território, se há linhas de transmissão, hidrelétricas ou postos do exército. Contem se há garimpeiros ou madeireiros atuando dentro do seu território e qual o impacto destas obras e destas pessoas na vida da comunidade.

24. Descrevam se o espaço em que vivem e os recursos naturais disponíveis são suficientes para a manutenção das práticas culturais da comunidade. A comunidade enfrenta algum problema em relação a estas questões? Quais?

25. A comunidade é atendida por programas, projetos ou ações do governo ou de organizações não governamentais? Cite quais são?

Dica: Digam se há escola Indígena (prédio escolar, merenda, dinheiro na escola), saúde (posto de saúde, programas de vacinação, cestas básicas), projetos de subsistência, comercialização de artesanato, fiscalização territorial, e outros.

Contem se existem ONGs, missões religiosas, universidades ou outras entidades que realizem projetos na comunidade e escrevam sobre o impacto destes programas e projetos na vida de vocês.

26. Descrevam a situação das línguas faladas na comunidade.

Dica: Contem se a comunidade usa sua língua no dia-a-dia ou se usa mais o português. Digam em que língua os velhos, jovens e crianças falam entre si e se há diferenças entre eles. Contem se a língua da comunidade está forte ou se ela corre risco de deixar de ser falada. Se a comunidade não fala mais a língua indígena, contem como isto aconteceu. Se tiver escola na comunidade, digam também em que língua o ensino é dado.

 

INFORMAÇÕES SOBRE A INICIATIVA CULTURAL

Dica: As questões de 20 a 29 merecem muita atenção porque são informações fundamentais para a avaliação da iniciativa. Respondam todas de forma mais detalhada possível.

27. Qual é o objetivo desta iniciativa de fortalecimento e valorização cultural?

Dica: Contem com detalhes o trabalho desenvolvido para valorizar e fortalecer suas práticas culturais. Quanto mais informações dadas, mais fácil será o entendimento do que vocês pretendem com a realização deste trabalho.

28. Esta iniciativa já está em andamento ou é um projeto que ainda não começou?

Dica: Se já está em andamento, contem quando foi iniciado e o que já foi realizado.

29. Por que a comunidade decidiu realizar essa iniciativa?

Dica: Digam quem propôs a realização desta iniciativa e por que a comunidade se envolveu com ela. Contem se esta iniciativa surgiu a partir de algum problema enfrentado pela comunidade e como pretendem resolvê-lo.

30. Quais são as maiores dificuldades para a realização desta iniciativa cultural e como vocês buscam enfrentá-las?

Dica: Digam se é a falta de dinheiro, de apoio, de pessoas para ajudar, conflitos dentro da comunidade, pessoas de fora dela atrapalhando o trabalho… etc. Contem como fazem para resolver estas questões.

31. Descrevam as etapas de realização da iniciativa de fortalecimento cultural.

Dica: Descrevam quais são as atividades que devem ser realizadas, e como pensam organizar cada fase do trabalho, para que ele aconteça. No caso de iniciativas em andamento digam como planejaram e discutiram as ideias. Contem como buscaram os meios para elas acontecerem e o que tiveram que fazer desde a ideia inicial até agora. Digam quais são os próximos passos para que os objetivos sejam alcançados.

32. Quem e quantas são as pessoas da comunidade que participam da realização da iniciativa cultural? Diga o que é feito por estas pessoas.

33. Se existirem pessoas de fora da comunidade que participam das atividades, quem são elas e qual sua responsabilidade dentro da iniciativa cultural?

34. Quais os resultados que pretendem alcançar com esta iniciativa?

Dica: Contem o que esperam que mude no dia-a-dia da comunidade depois que realizarem essa atividade de fortalecimento da cultura.

35. Assinale abaixo um ou mais temas contemplados pela sua iniciativa:

( ) Terras e territórios indígenas

( ) Religião, rituais e festas tradicionais

( ) Músicas, cantos e danças

( ) Língua indígena

( ) Narrativas simbólicas, histórias e outras narrativas orais

( ) Educação e processos próprios de transmissão de conhecimentos

( ) Meio ambiente e sustentabilidade das culturas indígenas

( ) Medicina indígena

( ) Alimentação indígena

( ) Manejo, plantio e coleta de recursos naturais

( ) Culinária indígena

( ) Jogos e brincadeiras

( ) Arte, produção material e artesanato

( ) Pinturas corporais, desenhos, grafismos e outras formas de expressão simbólica

( ) Arquitetura indígena

( ) Memória e patrimônio:

( ) Documentação

( ) Museus

( ) Pesquisas aplicadas

( ) Textos escritos

( ) Teatro e histórias encenadas

( ) Áudio-visual, CDs, cinema, vídeo ou outros meios eletrônicos e de comunicação

( ) Outras formas de expressão próprias das culturas indígenas

 

 36. Dos temas assinalados acima indique o que é mais importante para representar sua iniciativa:

 

INFORMAÇÕES SOBRE O USO DO RECURSO

37. Caso a iniciativa já esteja em andamento, descrevam quais recursos foram utilizados e de onde eles vieram.

Dica: Informar que tipo de apoio tiveram para realizar este trabalho. Contem se ele faz parte de algum outro projeto e se tiveram recursos vindos do governo ou de alguma ONG.

38. ORÇAMENTO

Escrevam detalhadamente o que vão fazer e como pretendem utilizar o dinheiro. Digam que atividades serão feitas e quanto custará cada uma delas.

 

A)     Quantas pessoas vão trabalhar no projeto e quanto vão custar os seus serviços, caso eles forem remunerados.

B)      Quais são os materiais necessários ao projeto e quanto vai custar cada um deles. (peças artesanais, tijolo, papel, etc.)

C)      Quanto será gasto com a alimentação durante a realização do projeto.

D)     Quais serviços de transporte serão necessários para a realização do projeto e quanto vão custar estes serviços.

E)      Será necessário adquirir equipamentos para o projeto? Diga quais são os equipamentos e quanto vai custar cada um. (computador, notebook, máquina fotográfica, DVD, filmadora, etc.).

F)      Serão necessários outros itens para realizar o projeto? Diga quais itens serão necessários e quanto vai custar cada um deles.

G)     Diga quanto será o custo total da iniciativa cultural? Caso o valor da realização da iniciativa seja maior do que o valor do prêmio, como a comunidade fará para obter os recursos complementares?

 

INFORMAÇÕES FINAIS

39. Como a comunidade ficou sabendo do Prêmio Culturas Indígenas 4ª Edição – Raoni Metuktire

( ) Internet

( ) Recebeu material de divulgação pelos Correios

( ) Oficinas realizadas pela equipe do Prêmio

( ) Organizações Indígenas

( ) Órgãos governamentais (FUNAI, SESAI, etc)

(   ) ONGs, universidades e outros parceiros

( ) Rádio, TV

( ) Outros

40. Assinale se a comunidade já participou de outras edições do Prêmio Culturas Indígenas:

(   ) Prêmio Culturas Indígenas 2006 – edição Ângelo Cretã

Foi premiado? ( ) sim ( ) não

(   ) Prêmio Culturas Indígenas 2007 – edição Xicão Xukuru

Foi premiado? ( ) sim ( ) não

(   ) Prêmio Culturas Indígenas – 3ª edição Marçal Tupã-Y

Foi premiado? ( ) sim ( ) não

41. Quantas iniciativas a comunidade está inscrevendo nesta edição?

42. Relacionem quais são os materiais complementares que estão sendo enviados pela comunidade junto com os documentos obrigatórios (CDs, DVDs, fotos, folhetos, cartazes, desenhos, livros, matérias de jornal ou outros materiais).

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