KANINDÉ

Instituto Internacional de Educação do Brasil promove curso em Rondônia


O Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos é organizado pelo Consórcio Garah Itxa: corredores etnoambientais na Amazônia, liderado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em parceria com a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Conservação Estratégica (CSF Brasil), Equipe de Conservação da Amazônia (ACT Brasil), Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí (Gamebey) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). 
 
O Consórcio produzirá um documento final que poderá servir de base para a eventual criação oficial do Corredor Etnoambiental Mondé-Kwahiba, detalhando as informações biológicas, sociais e culturais reunidas pelo projeto junto com outras informações previamente coletadas, enfocando áreas que precisam de maior desenvolvimento e que justifiquem a criação do corredor etnoambiental.
 
O corredor engloba áreas no Leste de Rondônia, Oeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas. Possui dois pólos com territórios indígenas extensos: o pólo Tupi-Kwahiba no Norte e o pólo Tupi-Mondé no Sul. Entre esses dois pólos existe uma área extensa de floresta com pouca proteção formal. A unificação dos dois pólos em um único Corredor Etnoambiental Mondé-Kwahiba criará uma zona contígua de floresta formalmente protegida, servindo como tampão contra as pressões intensivas de fronteiras agrícolas vindas de Rondônia no Sudoeste, Mato Grosso no Leste e Amazonas no Noroeste, mantendo altos níveis de diversidade cultural e biológica.
 
Este curso é destinado a diretores, funcionários, lideranças e outros indicados pelas 5 associações indígenas da Amazônia, beneficiárias do sub-componente “Ações de Desenvolvimento Organizacional” do Consórcio Garah Itxa (Associação Metareilá do Povo Suruí, APIJ – Associação do Povo Indígena Jiahui, CCL – Conselho Cinta Larga, COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e UMIAB – União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira), que estejam engajados no trabalho da associação ou que esta tenha em vista o seu engajamento para contribuir nos processos de discussão, elaboração e negociação de projetos que visem a captação de recursos para o desenvolvimento de suas atividades. Para cada associação são disponibilizadas 4 vagas, totalizando 20 participantes.
Fonte URL: http://wwww.kanide.org.br

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…