KANINDÉ

Índios se unem e pedem recursos para trabalhos realizados pela Funai

Indígenas se manifestaram na manhã de quarta-feira (10) pedindo melhorias nos recursos destinados à Fundação Nacional do Índio (Funai) em Ji-Paraná, na região central de Rondônia. Comunidades das etnias Araras, Zóros, Gavião, Tupari, Makurap se manifestaram pelas ruas da cidade e se reuniram na fundação.
O índio Dalton Tupari afirma que este é um movimento a favor da Funai. Os indígenas alegam que a instituição teve uma redução no orçamento e que isto piorou o atendimento dentro das aldeias.
Segundo o índio, há 10 anos os povos percebem que há um enfraquecimento no órgão. “Hoje estamos com uma Funai fraca. Nossa preocupação é esta, porque a política do governo federal não favorece o fortalecimento e estamos aqui para sermos ouvidos”, diz Tupari.
Para o coordenador interino da fundação, William Nunes, movimentos como este mostram que o órgão é importante à comunidade indígena. “Este é um momento histórico onde a comunidade indígena mostra que a Funai tem o apoio dos índios. Hoje temos uma união entre os povos indígenas”, declara.
O coordenador ainda explica que a instituição necessita de recursos e mudanças nos métodos de relacionamento com as aldeias. “As aldeias estão fragilizadas. O que falta hoje para a Funai são recursos. Precisamos de rumos dados pelo governo para que consigamos trabalharl”, afirma.
O cacique Francisco Chagas afirma que a comunidade não deixará de buscar as melhorias em todas as áreas para os índios. “É um movimento indígena que também precisa ser fortalecido. Não só na Funai, em outras áreas também. Temos as mesmas necessidades que um homem branco tem e precisamos buscar melhorias”, acredita.
Fonte: G1 RO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…