KANINDÉ

Índios de Rondônia querem a criação de um ministério indígena federal

Foi encerrada na última sexta-feira em Cacoal(RO), município distante cerca de 480 quilômetros de Porto Velho, a 3ª etapa local da Conferência Nacional de Políticas Indigenistas. Entre as propostas apresentadas no encontro, que teve a participação dos índios Paeter Suruí e de mais seis etnias, está a criação de um ministério indígena federal.
Saúde pública de qualidade, educação e desenvolvimento sustentável foram alguns dos assuntos discutidos. Para Marcos Apurinã, um dos organizadores da conferência, falta apoio aos índios e a criação de um ministério indígena federal como alternativa para dar suporte às comunidades.
Estamos discutindo e vamos levar para a conferência nacional essa proposta, que deve ser apresentada para a presidente do Brasil. Acreditamos que um ministério indígena, comandado por um índio, seria o caminho mais fácil para a efetivação de políticas voltadas para os povos indígenas, explica.
Para o representante da Juventude Suruí Anderson Suruí, a Proposta de Emenda a Constituição (PEC 215), que tramita no congresso nacional e que, se aprovada, transferirá o poder de demarcação de terras indígenas que hoje compete a união e a Fundação Nacional do Índio (Funai) para o legislativo (Senado e Câmara dos Deputados), é outra questão que causa grande preocupação aos indígenas.
Historicamente a gente vem sofrendo extermínio. No passado foi com armas, agora usam dispositivos legais para isso. Nossa preocupação é que essa mudança irá retirar direitos já assegurados, diz Apurinã.
Conforme o coordenador substituto da Funai, em Cacoal, mais duas etapas locais da conferência ainda devem ser realizadas nos municípios Guajará-Mirim e Ji-Paraná. As propostas debatidas nesses encontros vão ser levadas para etapa regional em Porto Velho, e posteriormente na etapa nacional, prevista para novembro, em Brasília.

Fonte URL: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/06/indios-de-rondonia-querem-criacao-de-um-ministerio-indigena-federal.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…