KANINDÉ

Índios aprendem a utilizar GPS para proteger aldeias de invasores

Para auxiliar na fiscalização de suas terras, índios da região de Guajará-Mirim, RO, aprenderam a utilizar GPS. O treinamento foi realizado em Porto Velho, na semana passada, e contou com a participação de indígenas de 11 etnias entre elas jabuti oru nao’, oro win e oro eo. Segundo os indígenas, o uso de tecnologia não os deixa “menos índio”.

O treinamento faz parte de um programa da Associação Kanindé que acontece anualmente com o intuito de aumentar as condições dos índios de vigiar e fiscalizar as suas áreas. Além do curso para uso de GPS também houve oficinas para uso de rádio amador e utilização de código morse.

Os cursos são oferecidos para que os índios possam saber como lidar com seringueiros, madeireiros e pescadores que fazem uso das áreas indígenas de maneira inadequada. A fiscalização dessas áreas indígenas é feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

O coordenador técnico da Funai das Aldeias Ricardo Franco e Sagaran, que abrange a terra índigena do Rio Guaporé, Genilton Pivoto, que ministrou o curso de transmissão e frequência de rádio, considera a importância de cursos como esses para que os índios possam ajudar a entidade a proteger o território brasileiro. “Fazemos parceira com os índios e as informações que eles adquirem aqui eles levam as suas comunidades e nos permitem colaborar com maior preservação da terra indígena”, afirma Genilton.

Segundo Ivaneide, o uso do GPS não descaracteriza o índio. “O uso de tecnologias como celular, internet, rádio e GPS agrega outros hábitos às comunidades. Não há mais como ser feita a proteção da mata com arco e flecha. A pressão hoje para preservação da mata é maior hoje e por isso são necessários serem utilizados outros instrumentos e é aí que entram todas essas ferramentas”, enfatiza Ivaneide.

O auxílio de ferramentas tecnológicas em aldeias não é recente, embora a maior parte dos índios que fazia o treinamento para uso do GPS no sítio da Kanindé não tenha tido nenhum contato com esse tipo de instrumento.

Foto: Suelen Corsino/G1

Fonte: G1 Rondônia
Fonte URL: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/07/indios-aprendem-utilizar-gps-para-proteger-areas-de-invasores-em-ro.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…