KANINDÉ

Indígenas recebem capacitação ambiental em Porto Velho

Índios receberam treinamento de técnicas para defender e preservar melhor os territórios indígenas, em Porto Velho. O curso de agentes ambientais indígenas, promovido pela Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, encerrou esta semana.
Indígenas recebem capacitação ambiental, em Porto Velho
Curso ensina técnicas de gestão de territórios indígenas. Foto: Reprodução/Shutterstock
De acordo com a coordenadora da Kanindé Ivanete Bandeira, participaram da capacitação 35 índios das etnias Uru-eu-wau-wau, Oronao, Gavião e Araras. Além dos ambientalistas da Ong, o curso também conta com o ensinamento de profissionais do Corpo de Bombeiros.
‘‘Os indígenas aprendem com o Corpo de Bombeiros práticas de resgate, combate ao incêndio, como lidar com animais peçonhentos e de como agir no caso de afogamentos’’, conta Ivanete. Os participantes também têm aulas práticas de cartografia para ações que necessitam do mapeamento da área indígena.
Treinamento
E ainda segundo a coordenadora, os indígenas recebem treinamento para usar GPS (Global Positioning System). Noções de ecologia e a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas também fizeram parte da capacitação durante os seis dias. O curso faz parte do calendário de ações da instituição e ocorre uma vez por ano. O próximo curso agora é só em 2015.
‘‘A gente manda a ementa do curso para as associações que representam os povos indígenas e são eles que indicam os participantes’’, explica. Ao longo dos cinco anos de promoção do curso, cerca de 200 indígenas foram capacitados. Os participantes recebem certificado autorizado pelas Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAR).

Fonte URL: http://www.portalamazonia.com.br/editoria/meio-ambiente/indigenas-recebem-capacitacao-ambiental-em-porto-velho/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…