KANINDÉ

Indígenas fazem curso para recuperar áreas desmatadas em Rondônia

Em Rolim de Moura (RO) município distante 402 quilômetros de Porto Velho, 19 indígenas das etnias Cinta Larga; Paiter Suruí; Zoró; Arara e Gavião se uniram para participar do curso de viveirista que foi realizado de terça-feira (11) a quinta-feira (13) no Viveiro Cidadão. De acordo com o técnico florestal Derlival Batista o objetivo do projeto ‘Territórios Sustentáveis’ é reflorestar áreas desmatadas nas aldeias.
Dentro da aldeia La Petania localizada na linha 11 em Cacoal (RO) o povo Paiter Suruí, desde 2005 vem realizando o reflorestamento de áreas que foram desmatadas há 15 anos, por madeireiros que derrubavam as árvores para vender a madeira de forma ilegal. Segundo o indígena Roni Suruí, de 27 anos, que está participando do curso, as técnicas aprendidas serão repassadas para os demais membros da aldeia.
“Todos os anos pegamos uma área para reflorestar, em oito anos já conseguimos recuperar 30 hectares. O conhecimento que estou adquirindo irei aplicar na aldeia, na manutenção do viveiro que já temos, para cultivar mais opções de árvores nativas e frutíferas”, afirmou Roni, contando que o povo Paiter possui 288 mil hectares de floresta em Rondônia e Mato Grosso.
De acordo com o técnico florestal Derlival, durante o curso que tem carga horaria de 24 horas, os indígenas aprenderam a realizar a preparação de mudas, como despolpamento de frutos; coleta de sementes; preparo das sementes; preparo de solo e canteiros; preparo de substrato de sacolas; transplante de mudas e técnicas de construção de viveiro.
“O curso de viveirista foi um pedido que partiu da própria comunidade indígena. Eles tem a necessidade de repovoar a floresta que no passado e até mesmo atualmente sofre com a pressão de madeireiros que se envolvem com o comércio ilegal de madeiras, extinguindo espécies nobres”, contou Derlival.
As espécies de árvores mais almejadas pelos indígenas é a castanha, mogno, cerejeira, cedro rosa, garapeira e angelim. Segundo Derlival os indígenas irão sair do curso preparados para construir viveiros em suas aldeias. No curso foi trabalhada a parte teórica e prática e os índios aprenderam como construir viveiros com materiais da floresta.
O curso foi promovido pelas ONGs Ecoporé, Kanindé e rede ambiental Friends of the Earth Sweden. Participaram do curso indígenas de Cacoal, Espigão do Oeste e Ji-Paraná.

Fonte URL: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2014/11/indigenas-fazem-curso-para-recuperar-areas-desmatadas-em-rondonia.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…