KANINDÉ

Indígena bolsista da FAPERO defenderá Mestrado em Geografia/UNIR

O discente de mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Gasodá Suruí defenderá a dissertação intitulada “Paiterey Kãrah: a terra onde os Paiterey se organizam e realizam a gestão coletiva do seu território”, no dia 07 de setembro de 2018, na Escola Indígena de Ensino Fundamental e Médio Izidoro de Souza Meirelles, localizada na Aldeia Paiter – Linha 09 km 45, Terra Indígena Sete de Setembro, no município de Cacoal, Estado de Rondônia.

Esta será a primeira vez que um indígena defenderá dissertação de Mestrado na UNIR, e também no mesmo dia fará 49 anos do contato oficial estabelecido entre a FUNAI e o povo Paiter Suruí, o que caracteriza-se de grande importância para esse povo originário que tem buscado na formação acadêmica e profissional exercer um protagonismo social, político e cultural, e está na vanguarda de vários projetos e programas na Terra Indígena Sete de Setembro.

Para Gasodá Suruí, esta experiência possui grande importância ele e seu povo: “Minha formação em nível de mestrado tem estimulado, inclusive, a indígenas de outros povos a procurarem na formação o meio para ascensão da cidadania, ao tempo que contribuirão com a formulação de ações que podem resultar em benefícios para nossos povos originários e também para a sociedade em geral”.

A cerimônia de defesa é aberta à participação de toda a comunidade acadêmica, aos demais povos indígenas, FUNAI, representantes de entidades governamentais e não governamentais e a todos interessados pela causa dos povos originários. Terá como presidente da banca, o Professor Dr. Adnilson de Almeida Silva, na condição de orientador; como avaliadores: Professor Dr. Honoris Causa Almir Narayamoga Suruí, Prof. Dr. Josué da Costa Silva, Profª Drª Maria das Graças Silva Nascimento Silva.

A pesquisa foi possível graças ao apoio da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia – FAPERO, por meio do Edital Chamada 009/2016, que concedeu bolsa de estudos. A este respeito Gasodá Suruí afirma: “agradeço a FAPERO, pois sem a bolsa seria muito mais difícil chegar onde cheguei e alcancei os objetivos para mim e meu povo. Agora aguardarei o resultado da banca de avaliação e depois farei a versão final, conforme exige o Programa de Pós-Graduação em Geografia, o qual também agradeço por me ajudar a percorrer os caminhos da pesquisa. Para mim será um dia de grande felicidade e também para meu povo, pois este contribuiu para alcançar a vitória e também agradeço por tudo isso. Quero agradecer a todas as pessoas que me apoiaram ao longo da minha vida e pretendo seguir adiante nos estudos”.

Gasodá foi submetido ao processo seletivo em concorrência ampla com os demais candidatos e obteve a quinta colocação, o que é um feito histórico. Além dele, outro candidato indígena, Francisco Oro Waram, também foi aprovado nas mesmas condições. Assim, naquele certame pela primeira vez na história da UNIR entraram dois indígenas em Programa de Pós-Graduação. A pesquisa teve início com o ingresso do discente no Programa de Pós-Graduação em Geografia/UNIR, em agosto de 2016.

Para a Coordenação do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia – PPGG/UNIR “a criação e o funcionamento da FAPERO tem sido de grande relevância, visto que possibilitou a formação de parceria estratégia no que se refere ao fomenta à pesquisa e à inovação tecnológica em Rondônia, de modo a permitir a realização e divulgação de pesquisas científica, a publicação de livros, a realização de eventos, apoio aos programas de pós-graduação, bem como a formação de recursos humanos qualificados para atuarem na esfera pública, privada e nas mais diversas comunidades, de modo que promove o desenvolvimento da região. É importante destacar e reconhecemos que a FAPERO cobre uma imensa lacuna como agente de desenvolvimento científico, pois os recursos federais de fomento à pesquisa provenientes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e de outras agências cada vez mais se tornam mais escassos”.

A Coordenação do PPGG/UNIR enfatiza ainda que “a parceria com a FAPERO resultou na aprovação de projetos, nos quais se incluem bolsas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado, o que evidencia a realização de políticas públicas consistentes e oportuniza com isso a formação de jovens cientistas, principalmente daqueles com situação econômica desfavorável. Por isso nosso reconhecimento”.

Mais informações quanto ao PPGG/UNIR podem ser acessadas em http://www.posgeografia.unir.br, e em relação à FAPERO em http://www.fapero.ro.gov.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…