KANINDÉ

Os povos indígenas com os quais a Kanindé trabalha

Nosso Brasil já foi povoado por milhões de índios, com inúmeras etnias e dialetos. Um povo que historicamente manejou os recursos naturais, provocando poucas perturbações ambientais até a chegada dos conquistadores europeus. Embora vários tenham se envolvido com formas predatórias de exploração desses recursos deve-se reconhecer que o fizeram submetidos a pressões.
Ainda se estuda a possibilidade do ambiente sustentável, uma chance para os índios equacionarem no futuro o domínio de terras. Reduzidos em população e sempre sujeitos a frentes de expansão econômica, seguem em busca de um lugar nos projetos de futuro nos países onde sobrevivem. Estima-se que na época do descobrimento cinco milhões de índios habitavam o território brasileiro. Hoje são pelo menos 350 mil índios.
De todas essas etnias restaram apenas 225 que falam 180 idiomas. Os demais falam somente português porque perderam sua língua de origem.
Uma das causas principais da diminuição da população indígena, ainda continua sendo a disseminação de doenças levadas pelo homem branco ao entrar em contato com tribos mais isoladas.
Embora algumas pessoas pareçam bem intencionadas, acabam por levar doenças tais como hepatite, AIDS, dentre muitas outras; e os medicamentos necessários para combater essas doenças letais não chegam até eles.
Mesmo doenças mais simples continuam dizimando os índios, especialmente crianças, devido à falta de pagés qualificados, pois a maioria já morreu sem passar seus conhecimentos aos índios mais jovens.
Nestes últimos 10 anos sabe-se da morte de 52 grandes pagés, sem que houvesse quem os substituísse.
São poucos os que sobraram que dominam o uso das ervas e que conhecem os rituais de cura (pagelança) necessários para a cura xamânica.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…