KANINDÉ

Incêndio atinge seis mil hectares de vegetação na divisa entre RO e AM

Um incêndio que atinge a Reserva Indígena Tenharim-Marmelos e o Parque Nacional dos Campos Amazônicos, entre os municípios de Machadinho D’Oeste (RO), Humaitá (AM) e Manicoré (AM), já destruiu aproximadamente seis mil hectares de vegetação. Segundo o Centro Especializado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), as chamas tiveram início na terça-feira (12) e ainda atingem a região neste sábado (15).
O coordenador do Prevfogo na região, Roberto Abreu, informou que a área compreende a reserva indígena no limite com o parque. Ele afirma que ainda não é possível calcular o prejuízo para a biodiversidade. “Os números ainda não são exatos. Estamos focados em evitar que o fogo se alastre. A previsão é que as chamas sejam extintas até próxima terça-feira (18). A população da região já está sentindo a diferença no ar”, comenta.
De acordo com o Prevfogo, 30 pessoas estão trabalhando no local e há muitas dificuldades. “A equipe está acampada nas proximidades. É um local de difícil acesso e não há água perto. Estamos trabalhando com abafadores e bomba costal”, explica Abreu, comentando que as altas temperaturas e os ventos fortes têm atrapalhado os trabalhos.
Um helicóptero também presta apoio com transporte de mantimentos. Uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) chegou ao local neste sábado para prestar apoio.
A área da Reserva Indígena Tenharim-Marmelos e o Parque Nacional dos Campos Amazônicos compreendem cerca de 500 mil hectares, conforme o Prevfogo. As causas do incêndio ainda serão investigadas.
Fonte URL: http://g1.globo.com/ro/ariquemes-e-vale-do-jamari/noticia/2015/08/incendio-atinge-seis-mil-hectares-de-reserva-na-divisa-entre-ro-e-am.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…