KANINDÉ

Ibama dispensa de licença ambiental projeto de coleta e venda de castanha por povos indígenas

O Ibama emitiu hoje (12) documento, elaborado pela Coordenação de Mineração e Obras Civis, em que dispensa de licenciamento ambiental o Projeto Cadeia Produtiva da Castanha Orgânica – coleta e venda – a ser desenvolvido por etnias indigenas de Rondônia e Mato Grosso, entre elas os Zoró, Gavião e Arara, e também por uma reserva extrativista.

 “Essa é uma conquista que teve apoio do mandato, tratando-se de uma alternativa de produção econômica aliada à sustentabilidade que irá beneficiar famílias indigenas. Parabenizo a Coocaram por este trabalho junto às nossas comunidades mais vulneráveis, que precisam de apoio para ter uma alternativa de renda”, disse o deputado, que esteve em dezembro com o presidente do Ibama, Volney Zanardi, para tratar da dispensa de licença ambiental, e novamente hoje com Leandro Dias Martins e Plácido Costa, que coordenam o projeto.

 A Coocaram (Cooperativa dos Produtores Rurais Organizados Para Ajuda Mútua), instalada há mais de 20 anos em Ji Paraná, fez parceria com os povos indigenas para elaborar o projeto, e atuar na comercialização da castanha. Como a intervenção nas áreas é mínima e a terra indígena é administrada pela Funai, a entidade se viu num impasse, sem conseguir resposta na gerência do Ibama em Rondônia – seria necessária ou não a licença ambiental? Leandro Dias procurou o mandato do deputado Padre Ton, que então acionou o órgão em Brasilia.

Segundo Leandro Dias, o projeto já está aprovado pela Fundação Banco do Brasil e pelo BNDES, e seu orçamento é pouco mais de R$ 900 mil reais. O projeto consiste na construção de barracões para armazenamento e 80 mesas para manuseio do produto e seleção das castanhas, desenvolvimento de oficinas e intercâmbios de experiências e busca de mercado para o produto. “Não haverá supressão da mata, a intervenção é mínima”, disse Leandro.

Os nove galpões previstos para armazenamento da castanha são as principais estruturas a ser implantadas. As unidades serão construídas em madeira rústica, no tamanho de 180 metros quadrados. A Coordenação de Mineração e Obras Civis, mediante as informações disponíveis no projeto, considerou que “não envolve atividades efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradação ao meio ambiente” e, assim, não identificou a necessidade de licenciamento ambiental. 

 Padre Ton disse também que a resposta dada pelo Ibama é importante, mas precisa oferecer mais agilidade para ações semelhantes, o que é reconhecido por seu presidente, Volney Zanardi, que destaca a premência de um foco social nas suas atribuições, sem descuidar das necessárias ações fiscalizatórias.

 O próximo passo agora será assinar o convênio e dar inicio ao processo licitatório para a execução do projeto. O Ibama, ao dispensar a licença ambiental, alertou para a necessidade de se observar a procedência legal da madeira a ser utilizada.     

 O coordenador Plácido Costa disse que o principal objetivo é gerar renda para as comunidades indigenas com foco na sustentabilidade, uma alternativa à exploração econômica baseada na mineração, na pecuária e supressão da floresta, o que tem gerado inclusive graves problemas para os indigenas.

 “É uma alternativa a isso tudo, para manter a floresta em pé, com o entendimento de que a reserva legal não pode ser vista como um obstáculo mas sim como um incentivo à renda. O projeto é parte de uma proposta mais ampla, envolvendo ao todo 2 milhões e meio de hectares e 2.900 pessoas”, diz Plácido.    

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…